Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Relógio A. Lange & Söhne Lange1 Time Zone edição especial Dresden apresenta-se em Lisboa


A imprensa foi hoje convidada a apreciar na Boutique A. Lange & Söhne, na Avenida da Liberdade, a edição limitada a 100 exemplares do Lange 1 Time Zone, versão ouro cor de mel.

O dia 25 de Outubro tem um significado especial para a manufactura alemã de alta relojoaria, instalada em Glashütte, perto de Dresden, na Saxónia. Foi exactamente há 22 anos que a casa apresentou a sua primeira colecção depois de recuperada pelos antigos donos (a empresa foi nacionalizada no rescaldo da II Guerra Mundial, durante a divisão alemã, pois ficava na parte leste do país, na comunista RDA).

O lançamento da primeira colecção da A. Lange & Söhne reprivatizada ocorreu em Dresden e, por isso, esta edição limitada tem, no anel referente aos 24 fusos horários e respectivas cidades, o Tempo Central Europeu representado por Dresden e não, como habitualmente no modelo, por Berlim.

Como lembrámos oportunamente aqui, a 7 de Dezembro de 1990, Walter Lange, descendente da família proprietária, e no contexto da reunificação alemã, anunciava a recuperação da companhia, tendo como parceiro uma figura histórica da alta relojoaria, Günter Blümlein.

Saindo do conglomerado público de base industrial relojoeira de Glashütte, onde tinha sido forçada a entrar com a nacionalização, a marca A. Lange & Söhne era registada mundialmente.


(arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Quatro anos depois, a 24 de Outubro de 1994, Walter Lange e Günter Blümlein apresentavam a primeira colecção de relógios, posicionando-se desde logo como manufactura de alta relojoaria. O primeiro modelo, o Lange 1, trazia já o ADN bem marcado, que perdurou até hoje - linhas sóbrias e claras; horas, minutos e segundos descentrados; caixas sólidas e feitas de metais preciosos; grande data.

Neste percurso de 22 anos, a A. Lange & Söhne já produziu cerca de meia centena de calibres, dos quais metade continuam em produção.

A A. Lange & Söhne começou por fazer parte do grupo alemão VDO, de que faziam parte ainda a IWC e a Jaeger-LeCoultre. As três marcas seriam mais tarde adquiridas pelo Richemont Group.


Walter Lange, junto do busto do fundador, Ferdinand Adolphe Lange

Sobre a histórica conferência de imprensa dada a 24 de Outubro de 1994, juntamente com Blümlein, Walter Lange disse mais tarde: “A reação foi tremenda e ultrapassou as nossas melhores expectativas”. E porque os jornais diários iriam dar conta do evento numa reportagem a ser publicada no dia seguinte, a grande data dos relógios mostrados na ocasião tinha sido ajustada, para as fotografias, para 25.

Desde então, esse é o número que surge em todas as fotografias oficiais de relógios Lange dotados de grande data.


Aspecto da apresentação na Boutique A. Lange & Söhne da Avenida da Liberdade. Eventos semelhantes ocorreram hoje nas restantes 16 boutiques da manufactura espalhadas pelo mundo


O calibre de manufatura L031.1, acabado à mão, é montado duas vezes e tem uma reserva de corda de três dias. Limitado a 100 exemplares, a edição Dresden do Lange1 Time Zone está disponível apenas nas 17 boutiques A. Lange & Söhne



As duas versões do Lange1 Time Zone, lado a lado

Desde o seu lançamento, em 2005, o Lange1 Time Zone tem-se afirmado como um dos mais populares modelos da família Lange1. O mostrador permite a leitura imediata do tempo de origem (home time) e do tempo local num segundo fuso horário. O fuso horário é escolhido através de um botão lateral. Que, por sua vez, faz avançar o anel rotativo das cidades com o nome de 24 localidades, do este ao oeste.

No anel, Dresden – que substitui a indicação de Berlim nas versões regulares – representa o Tempo Central Europeu. Adicionalmente, o ponteiro das horas no pequeno mostrador subsidiário avança uma hora com cada pressão do botão. Um mecanismo de sincronização também faz com que seja possível transferir o fuso horário do mostrador subsidiário para o mostrador principal.

Subtis mudanças de cor no desenho do anel das cidades fazem com que o Lange1 Time Zone se distinga da versão regular. Os pontos entre os nomes das cidades e GMT são azuis em vez de vermelhos. E o anel periférico preto que era usado previamente para o segundo fuso horário também passa a ter o mesmo tom de azul.

A caixa de ouro cor de mel de 18 quilates tem um diâmetro de 41,9 milímetros. O ouro cor de mel, um segredo da manufactura, resulta de uma mistura de várias ligas de ouro e tem uma resistência ao risco superior ao ouro branco, amarelo ou rosa.





 

Cá fora, sob luz natural, percebe-se melhor o ouro cor de mel desta edição limitada


O Lange1 Time Zone tem calibre de carga manual, da manufactura, montado e decorado à mão, com duplo tambor de corda e 72 horas de autonomia. Platina e pontes de prata alemã. Com horas, minutos e pequenos segundos decentrados, com indicação de dia/noite, dispõe do segundo fuso horário igualmente com indicação de dia/noite em submostrador mais pequeno. Indicador de reserva de corda. Grande data sincronizada com o fuso de horário de origem (home time). Caixa de 41,9 mm de diâmetro e 11 mm de espessura, de ouro cor de mel. Mostrador de prata maciça, ponteiros de ouro cor de mel. Edição limitada de 100 exemplares. O PVP ronda os 62 mil euros.

Sem comentários: