Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Relógio Breitling Transocean Chonograph Unitime apresenta-se à imprensa


A Cronometria, importadora da Breitling para Portugal, apresentou hoje à imprensa num pequeno-almoço no Ritz, em Lisboa, uma das suas novidades para este final de ano - o Transocean Chonograph Unitime (de que falámos já aqui, aquando da mais recente visita que efectuámos, há meses, à manufactura relojoeira suíça).

Com versões em ouro vermelho ou aço, e mostrador preto ou branco, este cronógrafo automático é equipado com o calibre de manufactura Breitling 05 e tem certificado cronométrico COSC (como aliás toda a produção da marca, caso único na indústria).

Com caixa de 46 mm de diâmetro, tem autonomia para 70 horas, indicação de data e é um Horas do Mundo. É exactamente esta última função que faz destacar o Unitime, já que o sistema de acerto para os 24 fusos horários é inovador e simples. Dois discos móveis - um de 24 horas e outro com os nomes das 24 cidades de referência (incluindo, como habitualmente os Açores), representando os 24 fusos horários. A hora dos ponteiros centrais corresponde à hora do fuso apresentado às 12 horas. A luneta das cidades, que pode ser encomendada em várias línguas, tem ainda indicações (a vermelho) que permitem ter em conta a hora de Verão.

Quando o utilizador muda de fuso horário, basta puxar a coroa para a posição intermédia e rodá-la para a frente ou para trás. O sistema, patenteado, faz com que haja saltos de hora a hora, corrigindo-se, com um único gesto, e ao mesmo tempo, o ponteiro das horas, o disco das cidades e o disco das 24 horas. A data é ajustada automaticamente para o fuso da hora local, tanto num sentido como noutro. Durante estas operações, os ponteiros dos minutos e dos segundos continuam a andar normalmente, sem que haja perda de precisão. Nem mesmo uma cronometragem que esteja em curso será perturbada.


O  modelo Unitime nasceu nos anos 1950, quando a Breitling começou a empregar nos seus relógios de pulso a função Horas do Mundo (nessa época, começavam também a vulgarizar-se na aviação civil os voos transcontinentais, o que a tornava verdadeiramente útil).


Anúncio Breitling. Há precisamente 65 anos, em Dezembro de 1947, a revista Vela Desportos Náuticos publicava-o, sublinhando que a marca era "aprovada pela aviação portuguesa" (arquivo Fernando Correia de Oliveira)



Recentemente, a Breitling anunciou que David Beckham passava a ser o rosto do Transocean Chonograph Unitime.

.

A versão aço do Breitling Transocean Chonograph Unitime ronda os 10 mil euros e a versão em ouro os 25 mil euros.

Sem comentários: