Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Agenda: Conferências na Portojóia

23 de Setembro, 16h00
Se as jóias falassem - História das pedras preciosas que marcaram a vida das mulheres da Casa Real Portuguesa
Arqº. Eduardo Alves Marques (Apresentação e sessão de autógrafos)
Organização: Engenho & Arte/Exponor
Local: Gal 610

18h00
Pedras Preciosas na Arte Sacra em Portugal
Dr. Rui Galopim (Apresentação e sessão de autógrafos)
Local: Gal 610

mais informações sobre a obra

Um dos universos mais interessantes para o entendimento do uso das pedras preciosas na ourivesaria e joalharia portuguesas é o que está ligado à devoção cristã. Apesar de todas as vicissitudes históricas que depletaram o património móvel eclesiástico, resta ainda, ora à guarda da Igreja, ora integrada em colecções nacionais, um vasto acervo de peças que representam o fabrico destas obras de arte deste o período medieval até à actualidade.

No livro e edição filatélica recentemente apresentados pelos CTT - Correios de Portugal no Palácio Nacional da Ajuda apresenta-se uma visão sobre este património que foca essencialmente o uso das pedras preciosas ao longo dos tempos e em função dos gostos, técnicas de manufactura e lapidação, mercado de pedrarias e, também, das várias reformas litúrgicas que foram sendo instituídas. Alfaias do culto, relicários, símbolos de dignidade eclesiástica, adornos e atributos de imagens sagradas, os ex votos (jóias oferecidas em reconhecimento ou na esperança de graças divinas) e outros tesouros, ilustram a narrativa este livro e, também, os conteúdos desta conferência que agora se anuncia.

No final, o orador e autor desta obra participará numa sessão de autógrafos.

Inscrições online aqui.

Sem comentários: