Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Luxo e a Vergonha

Bruno PoinFou assina um excelente artigo em Guide Bijoux sobre um tema cada vez mais actual: o Luxo face à crise económica e social - desemprego, fome, analfabetismo - que o mundo atravessa.

Um dos autores citados por PoinFou é Bernard Cova, académico italiano. Segundo ele, um novo tipo de luxo está a nascer. "Amanhã, o luxo, o verdadeiro luxo, será esse gasto improdutivo e escandaloso para lá da razão produtiva: o tempo contemplativo, o tempo não dedicado a produzir ou a consumir. Há alguma coisa mais luxuosa que contemplar o mar, as ilhas, os barcos que partem para o Sul do Mediterrâneo; tudo isso com tempo roubado ao trabalho e ao consumo e pensando naquilo que isso representa".

Para PoinFou, o luxo "será sempre imoral, mas ser imoral não quer dizer que seja detestável". Opiniões polémicas, mas com uma boa contextualização histórica.

"Estará o Luxo condenado à vergonha?", um artigo indispensável, a ler aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Luxo sempre existiu e sempre irá continuar a existir.
Todos nós temos alguém, para quem só o melhor é suficiente.
António Moura