Mapa das exportações suíças (Jan-Abr) - Clique para aumentar
As exportações relojoeiras helvéticas atingiram de novo em Abril o nível de 2007 e representaram mais 11,5 por cento do que o mês homólogo de 2009. De Janeiro a Abril, o sector registou um aumento do valor das exportações da ordem de 16,4 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.
Em Abril, Portugal continuou a ser o mercado da Europa Ocidental que mais subiu, com uns surpreendentes 80,2 por cento de aumento em relação a Abril de 2009, ficando pela primeira vez nos últimos anos entre os 20 principais mercados suíços de relojoaria (18º).
Quanto ao acumulado de Janeiro a Abril, Portugal está em 21º lugar, com um aumento de importações da ordem dos 69,7 por cento em valor, também uma das recuperações mais elevadas a nível mundial.
A explicação para estes dados surpreendentes - o efeito de consumidores terceiros, principalmente em Lisboa (Angola e Brasil), bem como o desvio de peças para terceiros mercados. No entanto, vários operadores no mercado nacional consultados pela Estação Cronográfica têm afirmado que esperam um segundo semestre "muito duro", devido ao ambiente económico e financeiro e às medidas anti-crise decretadas pelo Governo, que irão afectar em muito o consumo privado.
Sem comentários:
Enviar um comentário