Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Conjuntura - em Abril, Portugal pela primeira vez em muitos anos entre os 20 primeiros mercados relojoeiros helvéticos

Mapa das exportações suíças (Jan-Abr) - Clique para aumentar

As exportações relojoeiras helvéticas atingiram de novo em Abril o nível de 2007 e representaram mais 11,5 por cento do que o mês homólogo de 2009. De Janeiro a Abril, o sector registou um aumento do valor das exportações da ordem de 16,4 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Em Abril, Portugal continuou a ser o mercado da Europa Ocidental que mais subiu, com uns surpreendentes 80,2 por cento de aumento em relação a Abril de 2009, ficando pela primeira vez nos últimos anos entre os 20 principais mercados suíços de relojoaria (18º).

Quanto ao acumulado de Janeiro a Abril, Portugal está em 21º lugar, com um aumento de importações da ordem dos 69,7 por cento em valor, também uma das recuperações mais elevadas a nível mundial.

A explicação para estes dados surpreendentes - o efeito de consumidores terceiros, principalmente em Lisboa (Angola e Brasil), bem como o desvio de peças para terceiros mercados. No entanto, vários operadores no mercado nacional consultados pela Estação Cronográfica têm afirmado que esperam um segundo semestre "muito duro", devido ao ambiente económico e financeiro e às medidas anti-crise decretadas pelo Governo, que irão afectar em muito o consumo privado.

Sem comentários: