Vem aí a segunda geração de Horological Smartwatch. Este conceito, lançado em Fevereiro de 2015 pelo grupo Frederique Constant, foi melhorado tanto no hardware como no software, mas mantendo o objectivo inicial - conseguir ter um relógio conectado que tenha sempre o aspecto de um relógio clássico.
Estivemos por estes dias em Genebra, mais propriamente nos arredores, no pólo industrial de Plan-les-Oates, onde a nova geração de Horological Smartwatches foi apresentada à imprensa especializada.
Num evento realizado no edifício Skylab, um ninho para start-ups tecnológicas, foi anunciada a separação (spin-out) da empresa Manufacture Modules Technologies Sàrl (MMT) do grupo Frederique Constant. Até agora, esta empresa, formada aquando do início do projecto dos Horological Smartwatches, fazia parte do grupo, que detém as marcas Frederique Constant, Alpina e Ateliers deMonaco.
Com a aquisição do grupo por parte dos japoneses da Citizen, e não havendo interesse dos novos donos no sector de investigação e desenvolvimento desempenhado pela MMT, esta autonomizou-se por completo. Os seus proprietários são Aleta e Peter Stas, os holandeses que fundaram a Frederique Constant e agora alienaram as três marcas, mas mantendo-se durante os próximos cinco anos à frente dos seus destinos. Além disso, há mais dois sócios minoritários, investidores da primeira hora na Frederique Constant, que também venderam a suaquota aos japoneses.
Assim, e a partir de agora, a Manufacture Modules Technologies Sàrl. empresa de capitais inteiramente suíços, passa a operar no mercado do software e hardware para relógios conectados, desenvolvendo calibres Swiss Made para um sector onde já tem como clientes a Frederique Constant, Movado, Mondaine, Ferregamo e Alpina. Até hoje, já foram produzidos mais de 70 mil calibres para Horological Smartwatches e, segundo o novo responsável pela empresa, Philippe Fraboulet, o objectivo é produzir 200 mil nos próximos dois anos.
"Existimos para fornecer a toda a indústria relojoeira calibres Swiss Made, conectados", diz-nos Philippe Fraboulet. "Achamos que, trabalhando para uma série de marcas, conseguimos massa crítica para expandir a longo prazo a actual plataforma, criando produtos únicos com módulos e componentes com tecnologia individual".
Peter Staas acrescenta: "Achamos que as empresas relojoeiras suíças, trabalhando isoladamente, não terão capacidade de investimento para a pesquisa e desenvolvimento permanentes necessários num mercado global de relógios conectados. Com a MMT, oferecemos uma solução para todos, e cada um poderá preocupar-se com o desenho exterior do relógios. É esta, aliás, a tradição na indústria relojoeira suíça".
Muitas formas, o mesmo miolo... na tradição helvética. "A mesma forma, dois tamanhos, isso é a maneira de pensar de Silicon Valley...", atira Peter Staas, com ironia.
Com as novas regras do Swiss Made a entrarem em vigor a 1 de Janeiro próximo, o valor acrescentado suíço passa de 50 para 60 por cento, para que um relógio possa ostentar no mostrador essa marca, símbolo de fiabilidade e qualidade. "Também aqui não teremos problemas", acrescenta Peter Stas. "Os nossos calibres são produzidos a 100 por cento na Suíça, bem como o software que neles corre".
Sob a marca "MMT SwissConnect", a MMT "continuará a inovar e expandirá a sua actividade para novos módulos e aplicações móveis", diz-nos Philippe Fraboulet. "A empresa está a investir fortemente em novos postos de trabalho, ajudando a criar a nova geração de especialistas em smart watches e aplicações para eles". No departamento de controlo de qualidade, onde o software é colocado nos módulos e testado nas suas várias funções, três portugueses...
A MMT dispõe de mais de 150 patentes já concedidas ou pendentes, abrangendo a construção, apresentação, software, imagens, algoritmos, "machine learning" e trabalhos de "authorship" de qualquer tipo.
"Combinamos o melhor da engenharia suíça com a nossa paixão pela tecnologia", diz Philippe Fraboulet. "A MMT SwissConnect leva aos consumidores as últimas soluções para a melhoria da vida diária. As novidades hoje apresentadas incluem a nova aplicação SwissConnect Gym, uma pen SwissConnect Analytics que serve para medir a isocronia de qualquer relógio mecânico e um programa SwissConnect Password para guardar com a máxima segurança todas as passwords que usamos".
Philippe Fraboulet
"Smart. Swiss. Connected", é este o mote publicitário da MMT, que apresentará, até ao final do ano dois novos módulos, incluindo um para relógios femininos, com baterias de quartzo a durarem 4 anos (tanto com o as de um relógio não conectado). O software relojoeiro apresentará novas funcionalidade como GMT. O software destinado a programas de fitness ou qualidade de sono, em iOS ou Android, também trás novas funcionalidades.
Os Horological Smartwatches de primeira geração terão o seu software actualizado. Mas o preço dos novos Horological Smartwatch será ainda mais barato do que os de primeira - entre os 695 e 995 euros - pelo que "será natural a canibalização", admite Peter Stas. De qualquer forma, a primeira geração não será, para já, descontinuada.
Da marca:
Our iOS and Android apps have simple and easy-to-understand graphics highlighting how much one has moved and slept during the day, week, or month. This data will assist users to better understand themselves, and along ter sleep pattern and a more active lifestyle are widely recognized as simple, but effective, positive behavioural changes.
Conceived to meet the needs of long-distance travellers, the worldtimer function is essential for those who regularly roam the planet. They can check their home time, whilst keeping track of current time wherever they are.
Every time the watch synchronizes with the user’s smartphone the date and time are adjusted, giving complete control over time zone changes. Once an additional time zone has been selected, three pressures of the pusher will display the time in another part of the world on the analogue dial of the watch.
The Apps
Combining the very best of Swiss engineering and our passion for technology, SwissConnect brings the latest solution to improve one’s daily life.
Bettering one’s quality of life with MMT-365, setting new goals with the Gym app, keeping track of development with SwissConnect Gym website, measuring the accuracy of mechanical watches with Analytics, keeping passwords safe with the Password Manager or keeping in touch with loved ones with Messenger - the MMT SwissConnect team has developped tools for everyone.
The Technology
For further information on each App, please visit: www.mmt.ch/apps
End-to-End Solution
The end-to-end platform includes a suite of tightly coupled and integrated firmware, software and communication components that are the building blocks for new breakthrough non-invasive, wearable wireless devices with ultra-long battery life.
CLOUD FIRMWARE APPS MANUFACTURING SERVICE OTA
The patent portfolio includes more than 120 issued patents (and another 30+ patents pending) covering sleep monitoring, HSW Construction, Connected Scales, Algorithms. With the Horological Smartwatch Platform, brands can offer models in designer collections for both women and men, delivering 24/7 activity tracking and sleep monitoring with over two years battery life and support for Apple and Android smartphones worldwide. The platform allows each brand designer to focus on their own identity.
Aspecto da assistência à conferência de imprensa no edifício Skylab
O novo CEIO da MMT fala aos jornalistas
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