Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 18 de setembro de 2016

Viagem ao tempo da última glaciação (que terminou há 10 mil anos)


Este sábado andámos pelo Vale Glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela, tendo percorrido parte do percurso da chamada Rota dos Glaciares. Este vale é o mais longo do seu género na Europa e data da última glaciação (que começou há cerca de 110 mil anos e terminou há apenas 10 mil).



O percurso, de cerca de 10 km, começou no Covão da Ametade





A primeira etapa da rota, que não fizemos, começa na Torre. Pecorremos os 10,5 km até Manteigas. Um portefólio.









































O passeio foi organizado pela família Lourenço Marques Gonçalves, do Souto da Casa. O almoço também... Decorreu no Parque de Merendas do Covão da Ametade

 




Zé Tó Lourenço Marques Gonçalves, o líder do grupo - está a exercer Medicina nos Açores. Chegou sábado de madrugada para dirigir as operações, parte amanhã, domingo, de regresso. Obrigado!











A família Lourenço Marques Gonçalves - Lurdinhas, Tó Zé e Zé Tó ( outro filho do casal vive em Goa). O patriarca, já no final do pic-nic, experimentou as águas geladas do Zêzere, numa escorregadela que lhe custou um galo. Dizia-se o filho, com o habitual humor dos Lourenço Marques: "Pai! a caminhada pelo glaciar ficou-te na cabeça...!" Bem-hajam os três.


Não houve desistências... Como prova a foto final

1 comentário:

Unknown disse...

Excelente caminhada e excelente fim de semana. Parabéns a todos os participantes e, em particular, agradecimentos ao organizador e anfitrião....