Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 11 de agosto de 2013

Tomás Cabreira e a Hora Decimal...


A Paródia de 22 de Outubro de 1902 mete-se com Tomás Cabreira, uma figura bem conhecida da época, uma espécie de "cientista louco", que andava às voltas da Hora Decimal e de outras dimensões do Tempo...

Em História do Tempo em Portugal escrevemos sobre essa personagem:

Já o Calendário Perpétuo de António Cabreira, nos sistemas juliano (era cristã) e gregoriano, inventado em 7 de Março de 1915, editado pela Academia das Ciências de Portugal (Lisboa, 1915), é um magro opúsculo, de três páginas. António Tomáz da Guarda Cabreira de Faria e Alvelos Drago da Ponte, natural de Tavira, foi um militar controverso da transição da Monarquia para a República. Matemático e escritor, deixou vasta obra científica e política. Partindo do princípio de que “O dia inicial de um ano qualquer é dado pelo resto da divisão por 7 da soma do mesmo ano com o número de bissextos decorridos até ele”, Cabreira fornece assim um calendário perpétuo, com tábuas dos dias iniciais de cada ano, dos anos comuns e dos bissextos.

Autor ainda de um Calendário solar e lunário perpétuos (1918), de Esquemas algébricos dos calendários solar, lunar e luni-solar (1928) e de uma Teoria de um calendário Luni-solsticial (1931), Cabreira escreveu também a Determinação exacta da data da Morte de Jesus Cristo e foi fundador da Academia das Ciências de Portugal (já desaparecida, não confundir com a Academia das Ciências de Lisboa, ainda existente).

Personalidade única, marcou, juntamente com outra figura célebre do início do século XX, o famigerado padre Hymalaia, de quem foi amigo, uma certa escola de ciência portuguesa, muito virada para a prática e preocupada em “educar o povo”. Deve-se a António Cabreira o Primeiro Congresso Arqueológico Nacional, as comemorações da batalha de Ourique e os centenários da Ordem de Cristo, da passagem do Cabo Bojador e de diversas figuras históricas. Monárquico ultramontano, tem problemas com a República. Fundador da Legião Lusitana, percursora da Legião Portuguesa, também se desentende com o Estado Novo, chegando a navegar nas águas do “reviralho”, da oposição a Salazar.


Para saber mais: História do Tempo em Portugal - Elementos para uma História do Tempo, da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal, et alia

Sem comentários: