Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 25 de agosto de 2013

Meditações - Agosto da Transfiguração

Agosto

Cumprindo o prometido, esta manhã
O Sol atravessou o aposento,
Numa faixa de raios de açafrão,
Desde a cortina à orla do divã.

De almagre aldeia e bosque recobriu,
E em casa o próprio leito em que me deito,
Até o humedecido travesseiro,
E as paredes com estantes atingiu.

Recordo agora que chorei, sonhando
(Tão húmido ficou o travesseiro!)
Que vós todos seguíeis meu enterro,
Ao longo da floresta caminhando...

E devagar, nessa cadência triste,
Um recordou-se que era o dia de hoje,
No antigo calendário, seis de Agosto,
Da Transfiguração de Jesus Cristo.

Há uma luz sem chama neste dia
A soltar-se  do cume do Tabor
E um presságio funesto do Outono
Em todos os olhares se denuncia.

E vós seguíeis, e havia em torno
Amieiros transidos no caminho
Do cemitério. Rubra gengibre,
Luz a floresta como um pão no forno.

Dos seus cimos ficava muito perto
O grande céu, gravíssimo, imponente.
Longe os galos cantavam longamente
Como quem comunica num deserto.

Entre árvores e túmulos erguida,
Estava a Morte, banal agrimensora,
Com os olhos na pedra do meu rosto,
Para talhar-me a cova por medida.

E cada um nitidamente ouvia
A seu lado um rumor de voz tranquila,
A minha voz profética e antiga
Que à sombra das ruínas retinia:

"Ó Transfiguração do azul de outrora,
Adeus, dourado e novo Salvador,
Destila tu um derradeiro amor
No amargor da derradeira hora!

Adeus, dias de luto e de aflição.
Do teu combate sou eu mesmo o campo,
Mulher que em desafio a luva lanças
Sobre os abismos da degradação.

Adeus, ó voo de asa desdobrada,
Ó livre voo sem limitação,
Adeus, dom dos milagres, criação,
Adeus, Terra no verbo revelada!"

Boris Pasternak, in O Doutor Jivago, tradução de David Mourão-Ferreira

1 comentário:

João de Castro Nunes disse...

Em cada dia que passa
tenho uma vaga impressão
de ser o tempo da graça
da minha transmutação
em criatura sem jaça
ou sombra de imperfeição!

JCN