Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 31 de agosto de 2013

Meditações - o tempo, finalmente, parou

Silêncios

Silêncio - para escutar os mil ruídos
que zumbem ao redor. Silêncio, para adivinhar
os mil ruídos de tudo o que está quieto.
Silêncio, para chegar enfim ao coração
onde os ruídos da memória se transformam em música.
Essa música é um canto molhado que eu sempre adiei.
É o instante em que cruzei o olhar do mendigo
e me vi nele. É uma saudade funda
que já cá estava quando nasci.
Deixa que esse canto de menino - ou de rapariga? -
se extinga, como chuva que se cansou no beiral.
Então aí o silêncio tem algo da poeira e da
penumbra: é uma viagem feita ao contrário
até às paredes cor-de-rosa do quarto materno.
Silêncio. Agora é já só o sorriso, um sol
a bater nos cortinados. E com esse sorriso
à minha frente, deixei de esperar.
O tempo, finalmente, parou.

Jorge Guimarães

1 comentário:

João de Castro Nunes disse...

Do silêncio a voz potente
dá-me cabo dos ouvidos:
até me sinto doente
de escutar seus alaridos!

JCN