Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 24 de março de 2013

Meditações - acordam as roseiras

Em cada Primavera veste a tua alma, como a Natureza, do manto claro da Esperança. Em cada Primavera, a Vida reverdece. Uma palpitação nova percorre e agita a terra. Olha o teu jardim: nos canteiros, acordam as roseiras, ainda ontem nuas e tristes; nas folhagens ressurgem os voos – e a canção das flores volta a cobrir os ramos que o Inverno despojou e emudeceu.

Cada Primavera é uma lição em que a Natureza, se a souberes escutar, te ensina que de cada dor refloresce uma esperança; de cada saudade renasce uma ilusão e que a vida é uma cadeia infinita de estações do ano, de que a tua própria vida não é senão a transitória sombra.

A Primavera é a imagem da Mocidade e, assim como, mesmo no mais duro Inverno, existe, encoberto, o germe de que há-de reflorir Abril, assim no teu próprio Inverno existe, perene e rediviva, a centelha de uma mocidade, se a souberes guardar no teu coração, mesmo quando ela já não exista nos teus olhos.

Augusto de Castro, in Viagem no Meu Jardim, 1943

4 comentários:

João de Castro Nunes disse...


O tempo da juventude
faz lembrar a primavera
por efeito ou por virtude
de serem breve quimera!

JCN

João de Castro Nunes disse...

As rosas da primavera
são de curta duração:
a própria brisa as altera
antes que chegue o verão!

JCN

Anónimo disse...

Que me perdoe o poeta, mas decerto q se houver juventude no coração, de alguma forma o veremos no olhar...je pense. Boa tarde.

João de Castro Nunes disse...


Cabe-lhe toda a razão
no que diz da juventude,
mas somente quando alude
às coisas do coração!

JCN