Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Casa Suíça de Lisboa vai ser remodelada e apela a donativos e investidores


Foi há meio século que nasceu a Casa Suíça. Ela tem sido a sede do Clube Suíço de Lisboa, de que Estação Cronográfica é membro honorário. O espaço tem sido, desde 1962, o ponto de encontro de todos os Suíços que moram em Lisboa e arredores.

O tempo foi passando e a Casa Suíça degradou-se, ao ponto de o gás ter de ser cortado por causa de fugas. A maior parte das instalações sanitárias estão fora de serviço, os equipamentos da cozinha muito limitados, a rede eléctrica não obedecendo às normas de segurança.

A situação foi sendo debatida nas Assembleias Gerais do Clube Suíço, ao longo da última década, mas apenas em 2012, exactamente 50 anos após a casa se ter tornado a sede da Société Suisse de Lisbonne (SSL), foi decidido criar-se um grupo de reflexão e trabalho, a TASK FORCE, para levar avante um projecto de restauro e rentabilização da Casa Suíça.

Finalmente, em Maio, a Casa vai entrar oficialmente em obras durante um período de cerca 6 meses. Para isto se concretizar, parte do financiamento foi conseguido graças aos activos da Helvetia SA (dono da Casa), da SSL, e através de empréstimos. Apesar de o conjunto destas entidades ter reunido a maior parte do valor necessário para as obras se realizarem, ainda falta um valor substancial.

Por estas razões, o actual Comité da SSL, juntamente com os membros da TASK FORCE fazem apelo a generosidade da comunidade Suíça e amigos desta, para que o projecto de remodelação da Casa Suíça possa ser garantido. Existem duas possibilidades que se apresentam: a primeira através de donativos e a segunda através de investimento seguro.

PROJECTO

O novo espaço do Clube Suíço terá lugar no pavilhão que fica na retaguarda do pátio. A sala de convívio terá um pé direito amplo e tirará proveito de luz natural. Da sala poderá aceder ao pátio, tirando proveito desse espaço exterior para as festas até 60 pessoas.

O Clube Suíço terá uma nova cozinha, um bar de convívio e um acesso de nível com a Rua Silva Carvalho. As entregas e descargas serão assim facilitadas com uma zona de recolhimento dos veículos e as pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebé, terão a garantia de chegar ao Clube Suíço sem dificuldades.

A Casa principal, que tem entrada na Rua Silva Carvalho, destinar-se-à a pisos administrativos onde estarão distribuídos vários escritórios, todos eles relacionados com a Suíça (de preferência). A Casa principal terá assim um rendimento positivo (entrada de rendas) que servirá para manter o edifício activo, reembolsar os empréstimos conseguidos para o financiamento das obras e contribuir para o equilíbrio da Sociedade Suíça de Lisboa.

Será um pólo importante da representação helvética no território português; um parceiro cultural e comercial da Embaixada Suíça de Lisboa.

As obras necessárias estão avaliadas a 255 mil euros e 2/3 do financiamento está já garantido. Ainda faltam cerca de 70 mil Euros que podem ser alcançados das duas formas - donativos ou investidores.

Sem comentários: