Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Conjuntura - Portugal firme na importação de relojoaria suíça


No tempo em que os chineses não compravam relógios...

Apesar da crise, Portugal continua a ser um mercado interessante para as exportações relojoeiras helvéticas. Segundo os números oficiais, o país é o 25º mercado mais importante a nível mundial e, em Fevereiro, aumentou em 7 por cento o valor dos relógios comprados à Suíça. No acumulado dos dois primeiros meses do ano esse aumento é ainda mais espectacular - 22 por cento. Dado que o mercado interno está praticamente paralisado, restam as compras de turistas angolanos, brasileiros, russos ou chineses... ou a alimentação de mercados paralelos, como afiançam cada vez mais vozes do sector.

Quanto ao comportamento geral da indústria relojoeira suíça, houve redução face a mês homólogo de 2012 - menos 2,5 por cento face a Fevereiro passado. Forte contracção dos mercados de Hong Kong (menos 9,8 no acumulado dos dois primeiros meses) e da China (menos 23 por cento) são a razão para o recuo.

1 comentário:

Anónimo disse...

...ou a imposição por parte das marcas a aumentar stock!