Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Swatch faz 30 anos


O Swatch, o relógio de quartzo que salvou a relojoaria mecânica, comemora 30 anos. Foi a 1 de Março de 1983 que os primeiros 12 modelos fizeram a sua estreia. Os 12 primeiros relógios de 1983 foram seguidos por milhões, e agora, surge o comemorativo New Gent SWATCH Est.1983.

Com caixa e bracelete em plástico transparente e mostrador que mostra o movimento do relógio. A palavra CELEBRATE aparece duas vezes a preto, na roda dentada. E em dourado, impressos numa faixa prateada, estão assinalados os anos de 1983 a 2013.

O artista italiano Lorenzi Petrantoni é o autor do Swatch que evoca 1983.

Em trinta anos a Swatch desenhou e produziu mais de 5.000 modelos diferentes. A ideia de produção de um relógio simples, barato, fiável, mas com qualidade e design de padrões suíços, surgiu numa altura em que a indústria relojoeira helvética estava moribunda, devido à concorrência do quartzo, com peças vindas do Japão.

Nicolas Hayek, que tomou em mãos fábricas falidas, impulsionou o projecto Swatch desde a primeira hora, potenciando os seus efeitos, nomeadamente financeiros, que viriam a permitir a sobrevivência das tradicionais manufacturas de relojoaria mecânica e, no final, a constituição do Swatch Group, o maior do mundo no sector.



Sem comentários: