Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Em Janeiro, Portugal aumentou em quase 40 por cento importação de relógios suíços


Os dados da Federação Relojoeira helvética revelam para Janeiro de 2013 um aumento de 10,8 por cento nas exportações (1,5 mil milhões de francos), face a mês homólogo de 2012, apesar de os resultados de há um ano terem sido um recorde e de a diminuição em volume de peças continuar a ser uma tendência.

Quanto a Portugal, e de forma surpreendente, o país foi em Janeiro o 20º mercado de exportação de relógios suíços, para um valor de 10,7 milhões de francos, um aumento de 39,5 por cento face a Janeiro de 2012.

Tão mais surpreendentes dados referentes a Portugal quanto grandes grupos do sector, e aqueles que vendem peças mais caras, fazem as importações para a Península Ibérica a partir de Madrid, contando os relógios que chegam a Portugal como importações espanholas. A Espanha, 13º mercado em Janeiro, viu as suas importações relojoeiras suíças aumentarem 48,2 por cento em valor, estando incluído nesse bolo um considerável número exemplares de Alta Relojoaria que acabaram por ser vendidos em Portugal.

3 comentários:

Ângelo Tabet disse...

Prezado Fernando. Apenas por curiosidade, o amigo saberia indicar-me as posições eventualmente ocupadas pelo Brasil nos últimos 12 mêses? Grato, e um abraço fraterno desde Brasília.

Fernando Correia de Oliveira disse...

Prezado Ângelo: a Federação Relojoeira apenas disponibiliza dados referentes aos 30 principais mercados. Os brasileiros são grandes compradores, nomeadamente em Lisboa, mas o Brasil nunca entrou no top 30 devido aos altos impostos praticados no país...
Mas vou tentar indagar junto da Federação Relojoeira e, caso obtenha dados, publicarei
abraço

Fernando Correia de Oliveira disse...

Caro Ângelo, já deve ter visto, mas cá vai, na mesma http://estacaochronographica.blogspot.pt/2013/02/em-primeira-mao-brasil-os-dados-da.html
abraço
fco