Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 23 de outubro de 2011

Chegado ao mercado - F. P. Journe Centigraphe Souverain


F. P. Journe Centigraphe Souverain. Já disponível em Portugal. Pode medir até centésimos de segundo em tempo intermédio máximo de 10 minutos, visíveis em três submostradores, cada um com uma escala temporal em vermelho e uma escala taquimétrica em preto.

As escalas taquimétricas convertem as unidades de tempo por cada quilómetro percorrido em velocidades a partir de 6 km/h — em passo de caminhada — até aos 36 000 km/h, muito além da velocidade de escape de um foguete a atingir a velocidade mínima de órbita (primeira velocidade cósmica).

O ponteiro do 100º de segundo dá uma volta ao mostrador num segundo através de uma escala que marca o centésimo de segundo. Assim, teoricamente, com a escala taquimétrica desenhada no submostrador que coloca 36 000 em face da graduação 10 da escala do centésimo de segundo, é possível cronometrar um objecto que se desloque à velocidade de 36 000 km/h.

No submostrador localizado nas 2 horas, o ponteiro faz o seu percurso em 20 segundos numa escala dividida em segundos. A escala taquimétrica exterior indica as velocidades.

O terceiro submostrador, nas 6 horas e graduado para 10 minutos, tem uma escala taquimétrica similar, com velocidades correspondentes às divisões de 20 segundos. Neste sentido, um quilómetro percorrido em três minutos e 40 segundos, por exemplo, representa uma velocidade de 16,4 km/h (com uma casa decimal).

Em vez dos clássicos botões localizados nos dois lados da coroa, as funções de activação, paragem e retorno a zero do cronógrafo são accionadas por uma báscula localizada na lateral da caixa, na zona das 2 horas. Este design ergonómico, que encaixa perfeitamente no pulso, é patenteado.

Uma segunda patente na configuração engenhosa do mecanismo permite isolar a função de cronógrafo do movimento, o que significa que a amplitude do balanço não é afectada quando o cronógrafo está em funcionamento.

Os ponteiros do contador do 100º de segundo, dos 20 segundos e dos 10 minutos recebem a energia através de dois diferentes blocos de engrenagens, os próprios movidos pelo centro da mola de corda (um sistema patenteado para o modelo Sonnerie Souveraine da marca).

O contador de 1 segundo e o contador de 20 segundos são movidos por dois blocos de engrenagens em ambos os lados de uma roda intermédia conduzida pela moda de corda (também patenteado para o modelo Sonnerie Souveraine).

Um outro bloco separado de engrenagens, igualmente conduzido pela mola de corda, dá vida ao ponteiro dos 10 minutos.

O ponteiro do 100º de segundo, regulado pelo escape do movimento, dá uma volta ao submostrador por segundo. Uma roda solidária com a roda de escape (quarta roda da engrenagem) liberta o eixo que suporta o ponteiro. Os segundos são movidos pela engrenagem do tambor, e pela energia da engrenagem do cronógrafo.

Um aspecto engenhoso do 100º de segundo é que pode ser parado em qualquer altura do seu percurso, mesmo entre as duas divisões do centésimo de segundo, permitindo assim uma leitura fraccionada.

O ponteiro dos 20 segundos e o ponteiro dos 10 minutos retornam a zero com a ajuda de duas alavancas que agem sobre os cames. O ponteiro do 100º de segundo retorna a zero através de uma ponta saliente do seu eixo, que pressiona uma alavanca e bloqueia a engrenagem do cronógrafo.

O tambor inclui um sistema de corda auxiliar para assegurar que a força motriz não é interrompida pela operação de dar corda. A reserva de energia da mola de corda fornece pelo menos 80 horas de autonomia sem o cronógrafo activado e 24 horas com o cronógrafo em funcionamento.

Ao adquirir o Centigraphe, está também a apoiar as pesquisas médica desenvolvidas pelo ICM (Institute of Brain and Spinal Cord, em Paris) que ajudam a combater doenças do foro cerebral e da espinal medula – tais como Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla (30% dos lucros da venda de cada Centigraphe são destinados ao ICM, sem limite de tempo).

O Centigraphe Souverain ganhou o Ponteiro de Ouro no Grande Prémio de Alta-Relojoaria de Genebra, em 2008, e foi também galardoado com a distinção de relógio do ano pelo site Timezone.com, em 2009.









Ficha técnica:

Referência: FPJ.CENTI.OV.V (ouro rosa)

Movimento
- Calibre 1506
- Corda manual
- Movimento em ouro rosa de 18 kt
- 50 rubis
- Frequência – 21 600 v/h (3 Hz)
- Reserva de corda: 80 horas com cronógrafo parado; 24 horas com cronógrafo activado

Funções:
- Horas e minutos centrais
- Cronógrafo:
Contador de 1/100º de segundo nas 10H
Contador de 20 segundos nas 2H
Contador de 10 minutos nas 6H
- Taquímetro:
Indicação do taquímetro nos 3 contadores que permite medir
velocidades de 6 km/h a 36.000 km/h

Caixa:
- 40 mm de diâmetro
- Ouro rosa de 18 kt com fundo transparente em vidro de safira

Bracelete: Pele de crocodilo com fivela personalizada

Preço: 51.920 €

Sem comentários: