Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Chegado(s) ao mercado - relógios Vostok Europe “Almaz”


Vostok Europe “Almaz”, novo modelo que, tal como acontece com outros relógios da marca, foi buscar o seu nome a um projeto técnico-militar soviético – a estação espacial do mesmo nome, criada no início dos anos 60.

“Almaz” é uma palavra russa que significa “diamante”, mas foi a pensar na conquista do espaço que a Vostok Europe recuperou este nome. Na realidade, foi o projeto Almaz que deu origem a todas as subsequentes estações espaciais da ex-União Soviética, inclui as estações orbitais “Salyut”, a famosa “Mir” e até a moderna contribuição da Rússia que faz parte integrante da Estação Espacial Internacional.





O Vostok Europe Almaz está disponível em versão automática (calibre Seiko NH35A) e cronógrafo de quartzo (calibre Citizen 6S11 “Chronograph Grande”) e é declinado em inúmeras versões, em virtude da utilização de dois tipos de material nas caixas, três tipos de braceletes e diferentes conjugações de cor nos mostradores.

Em todos os modelos, a Vostok Europe oferece o mesmo conjunto de especificações técnicas, nomeadamente uma caixa de 47mm de diâmetro com resistência à água até 20 atmosferas (200 metros) e mostrador protegido por vidro mineral endurecido tipo K1.

Os modelos automáticos possuem fundo de vidro para observação do movimento. Todos os relógios podem usar braceletes com 22mm de largura em pele e têxtil (pulseira contínua tipo NATO, em nylon).

Os modelos com caixa em aço têm ainda como opção a bracelete em malha milanesa. O acabamento das referências em aço inclui caixa polida, revestimento a PVD negro e caixa banhada a ouro rosa (“rosegold”) – particularmente bonito na versão cronógrafo com o seu mostrador em azul escuro e bracelete em pele castanha.




A coleção Almaz é mais uma em que a Vostok Europe utiliza o titânio nas suas caixas. Utilizado pela indústria aerospacial pelas suas propriedades (trata-se do metal que possui a mais elevada relação resistência/densidade), o titânio é tão forte como o aço mas muito mais leve, o que não deixa de ser relevante num relógio as dimensões generosas deste Almaz. O titânio é também especialmente indicado para um relógio com este, cuja caixa possui uma estanquidade de 20 atmosferas (200 metros), uma vez que é um metal extremamente resistente à corrosão em água salgada.

Para resistir às elevadas pressões a que pode ser sujeito, a Vostok usou neste modelo um mostrador em vidro mineral de alta resistência (tipo K1) e coroa de rosca.





 A coleção Almaz está disponível em Portugal desde Outubro através da rede de agentes autorizados da SRI – Sociedade de Relojoaria Independente, Lda. Os modelos baseados no calibre automático Seiko NH-35A têm um preço a partir dos €319; já os cronógrafos, que usam o movimento cronógrafo Citizen Watch 6S11 "Chronograph Grande", podem ser adquiridos a partir dos €399. Todos os modelos com caixa de aço estão disponíveis com opção de três braceletes: pele, nylon e malha milanesa.























Sem comentários: