Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Relógio Swatch Art Special Lookseasy by Joana Vasconcelos apresentado à imprensa


O Atelier Joana Vasconcelos, ribeirinho ao Tejo, foi esta manhã palco da apresentação a jornalistas portugueses, espanhóis e italianos de um relógio Swatch criado pela artista portuguesa.

A colaboração de Joana Vasconcelos com a Swatch inciou-se por ocasião da 56.ª Exposição Internacional de Arte – la Biennale di Venezia, onde a artista criou, a convite da marca suíça, a instalação Giardino dell’Eden. Entretanto, o Vaticano está em conversações com a Swatch para que a instalação Jardim do Éden possa vir a a fazer parte, em Roma, das iniciativas do próximo Ano Jubileu da Igreja Católica.

Agora a Swatch e Joana Vasconcelos expandem a sua parceria artística com um novo trabalho, o relógio Lookseasy (parece fácil), uma edição limitada Swatch Art Special.

O novo relógio é o primeiro Swatch Art Special de sempre a incluir elementos feitos à mão. Para este projecto, Joana Vasconcelos trabalhou de perto com artesãos do norte de Portugal, especialistas na antiga técnica da filigrana.

Seguindo o desenho original da artista, os artesãos criaram manualmente cada mostrador dourado de cada relógio desta edição limitada a 999 peças. Cada relógio foi posteriormente montado à mão por especialistas relojoeiros da Swatch, numa estreia absoluta.

“Foi com grande entusiasmo que aceitei o desafio proposto pela Swatch de criar um relógio para o dia-a-dia", refere Joana Vasconcelos. "O meu trabalho enquanto artista assenta muito na apropriação de técnicas artesanais, que são combinadas com materiais industriais, reflectindo frequentemente sobre o conceito de luxo – ao transformar objectos do dia-a-dia em peças de alta cultura".

Para a criadora portuguesa, esta colaboração com a Swatch deixa-a feliz, "pois permite que o meu trabalho possa ser vivido todos os dias, a todas as horas.”

O Lookeasy é apresentado numa embalagem especial, evocativa de um estojo de joias. Apresentando um exterior em tecido de veludo preto e com forro dourado, a embalagem conta com uma abertura na tampa através da qual é possível apreciar o mostrador do relógio.

Com calibre de quartzo e mostrador de filigrana de metal feito à mão com revestimento PVD dourado, o Lookeasy tem caixa de plástico preto acetinado e bracelete de silicone preto mate, com fivela em plástico preto acetinado. Edição limitada e numerada de 999 peças. O número da edição (001/999) surge tanto no relógio como na embalagem especial. PVPR: 265€







Da esquerda para a direita: Salomão e David Kolinski e João Santos (Tempus Internacional, importadora da Swatch em Portugal) e Joana Vasconcelos




Em seguida, um portefólio sobre o Atelier Joana Vasconcelos, no Edifício Gonçalves Zarco, junto ao Tejo
































Sem comentários: