Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Jóias Damiani comemoram 90 anos - ponto de venda único em Portugal, Boutique dos Relógios Plus da Avenida


Brincos Damiani - Sophia Loren - ouro rosa e diamantes

A marca de joalharia italiana Damiani está a comemorar 90 anos, mantendo-se uma empresa familiar, agora na terceira geração. Foi em 1924 que Enrico Grassi Damiani abriu a sua primeira oficina em Valenza, no Piemonte, e no coração da zona histórica de ourivesaria da cidade, com raízes desde o século XVIII.

Em Portugal, as peças Damiani estão disponíveis num único ponto de venda - a Boutique dos Relógios Plus da Avenida da Liberdade, 129, em Lisboa.


Pendente Damiani - Sophia Loren - ouro rosa e diamantes


Bnel Damiani - Sophia Loren - ouro rosa e diamantes


AndieMacDowell usando jóias Damiani na 65ª edição do Festival de Cinema de Cannes


Damiano Grassi Damiani


Enrico Grassi Damiani

Enrico Grassi Damiani realizou trabalhos para as famílias nobres da época, tendo inaugurado a sua oficina no local onde, actualmente, se ergue uma fonte em homenagem ao seu filho, Damiano Grassi Damiani, na praça com o mesmo nome.

Enrico faleceu ainda jovem e foi o seu filho, Damiano, quem tomou as rédeas da actividade e rapidamente transformou a oficina do pai numa empresa industrial para todos os efeitos. Especialista em pedras preciosas e pérolas, sempre na busca do design perfeito, Damiano dizia: "Não é na jóia que penso durante a criação, mas sim na mulher, nos seus gostos e sentimentos - naquele jogo subtil de desejos que, num instante, a levam a dizer 'Gosto'".

A sua abordagem foi revolucionária, tendo sido o primeiro joalheiro a fotografar as peças quando em uso, conferindo uma melhor ideia das proporções das mesmas, bem como a utilizar testemunhos de celebridades para apresentar as suas colecções (como foi o caso de Isabella Rossellini na década de 90) e a trabalhar na criação de uma marca reconhecida, forte e com valores.

A seu lado esteve sempre a sua mulher, Gabriella, um verdadeiro braço direito que acompanhava de perto todas as feiras e as relações com os clientes. Recentemente, um edifício de três andares, construído no local onde outrora se situou a oficina de Enrico, tornou-se na nova sede da empresa, naquela que é hoje conhecida como a Piazza Damiano Grassi Damiani 1.

Damiano e Gabriella tiveram três filhos: Silvia, nascida em 1966, Guido, nascido em 1968, e Giorgio, nascido em 1971. A família residia no último andar do edifício da empresa, o que contribuiu para que Silvia, Guido e Giorgio tenham aprendido todos os segredos da profissão dos pais.

Em 1996, aquando da morte de Damiano num acidente rodoviário, os seus três filhos, que já trabalhavam na empresa, assumiram a gestão da Damiani. Tomaram decisões importantes, como a abertura de oficinas Damiani e lojas próprias quer na Itália, quer no estrangeiro - existindo um total de 60 actualmente. Em 2007, a Damiani passou a estar cotada na Bolsa de Valores de Milão.



Eva Longoria, também em Cannes


Guido Damiani


Guido, Silvia e Giorgio Damiani 2014


Gwyneth Paltrow com jóias Damiani, na 77ª edição dos Academy Awards


Li Bing Bing, usando o colar Medusa, também em Cannes


O edifício inicial, em Valenza, e o fundador, Enrico, anos 1920


Tilda Swinton, com bracelete Damiani Sahara, nos Academy Awards

Sem comentários: