Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Conjuntura - Sector português de joalharia, ourivesaria e relojoaria vale mil milhões de euros


Um estudo encomendado pela Portojoia diz que o mercado português de joalharia, ourivesaria e relojoaria está avaliado em 1.000 milhões de euros. Do ponto de vista da produção, a joalharia e a ourivesaria estão em contracção, mas a relojoaria, com subcontratações em componentes como caixas, tem aumentado, em contraciclo.

O comércio de retalho especializado na ourivesaria e joalharia cresceu a partir de 2008 a uma média anual de 18,9% (27,3% na região Norte, 17,5% no Alentejo, 16,4% em Lisboa, 6,7% no Centro e 4% no Algarve), num contraste evidente com a generalidade da economia nacional, tendência essa que reflecte a subida do preço do ouro em tempos de crise e o comércio relativo ao ouro usado. Segundo dados de 2012 (INE), o volume de negócios terá atingido em 2012 os mil milhões de euros.

A região Norte agrega 44% do total das empresas da cadeia de valor, parcela que ascende a 80% quando em causa está apenas a componente industrial. Ao contrário do comércio, o fabrico de joalharia e ourivesaria registou uma contracção muito significativa no período 2004/2012, com uma queda de 43% no emprego e de 38% no VAB (com pequena recuperação entre 2009 e 2010).

Já o fabrico de relojoaria (incluindo componentes) afirma-se claramente como emergente em Portugal e revela um crescimento de 233% naquele período, associado a aumentos de 324% do VAB e de 176% do emprego. Essa dinâmica é atribuída, em grande medida, ao investimento directo estrangeiro por parte de multinacionais de origem suíça, francesa e alemã, ao aumento do nível de actividade de empresas existentes a produzir peças em regime de subcontratação e a trabalhar em processos de montagem de caixas de relógio e, ainda, a fenómenos recentes de empreendedorismo.

A análise das vendas ao exterior constata França, Espanha, EUA, Suíça, Angola e Itália como países responsáveis por 50% das exportações portuguesas do sector, que não foram além dos 150 milhões de euros em 2012 (112 milhões em relógios e componentes e 37 milhões em artefactos de joalharia, relojoaria e componentes). Há ainda uma forte e crescente procura do mercado de Hong Kong, o que lhe confere grande potencial para as exportações nacionais, num grupo onde pontificam também Chipre, Angola, Japão e França.

O estudo foi elaborado pela empresa consultora SIGMA.

Confiante na dinamização do sector, a organização da Portojoia já se encontra a trabalhar no sentido de desenvolver uma nova proposta de valor, que se traduz num novo posicionamento para a feira, indo ao encontro das expectativas do mercado.

A PortoJóia - Feira Internacional de Joalharia, Relojoaria e Ourivesaria tem a sua 25.ª edição em Setembro próximo, na Exponor.

Sem comentários: