Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 27 de julho de 2013

Para uma iconografia do Tempo em Portugal - a roda catalina


Estátua de Santa Catarina, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, com a mão esquerda a segurar representação da roda com que foi torturada.

Santa Catarina ou Catarina de Alexandria está ligada à história da Relojoaria. E porquê?

Entradas no Dicionário de Relojoaria referentes à roda catalina ou catarina:

Escape de vara – É o primeiro tipo de escape que se conhece em relojoaria mecânica. Terá sido inventado algures na Inglaterra ou em Itália, no final do séc. XIII ou início do séc. XIV, por autor ou autores desconhecidos. Os escapes de varas usavam uma roda catarina (catalina) ou roda de encontro (roue de rencontre, em francês; crown-wheel, em inglês) que se movia por contacto com uma patilha colocada numa vara ou eixo vertical, por sua vez ligada a um balanço horizontal, tipo foliot.

Roda catarina – Ou catalina, um espanholismo muito usado pelos relojoeiros. O seu nome parece derivar da lenda de Santa Catarina, que terá sido martirizada numa roda com dentes afiados e serrados. A roda Catarina, com aspecto de uma coroa, é muito mais antiga que a relojoaria mecânica, já que está na base de vários engenhos, como os moinhos. Em heráldica, a roda catarina é o símbolo da perseverança. Trata-se de uma roda de escape primitiva, “roue de rencontre” em francês, “crown wheel” em inglês, “roda de encontro” em português. Esteve primitivamente associada a um balanço de tipo foliot e depois foi utilizada noutros tipos de escape.


Ver ainda "contrate wheel", aqui. Para saber mais: Dicionário de Relojoaria - O Universo do Tempo e dos seus Medidores

Sem comentários: