Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Para uma iconografia do tempo... Bosch e As Tentações de Santo Antão


Jerónimo Bosch, As Tentações de Santo Antão, no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa. No painel central do tríptico, do lado direito, junto à representação da Torre de Babel (?), uma fachada, com relógio.




3 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Permita-me que lhe ponha a seguinte questão: se, como aliás tem autorizadamente defendido, o ponteiro dos minutos não aparece antes do séc. XVII, como explicar o seu registo no quadro atribuído a Bosch?... JCN

Fernando Correia de Oliveira disse...

As Tentações de Santo Antão terá sido pintado entre 1495 e 1500 e, nessa altura, era mesmo muito raro que houvesse ponteiro dos minutos. No quadro, aumentando a imagem, verá que nele se encontra apenas o ponteiro das horas e, pelo que me é dado especular, no meio teria uma representação da abóboda celeste e, em vez de números, as horas seriam representadas pelo mapa zodiacal. O que é comum para a época - nessa altura, os relógios astronómicos, por vezes com fazes de lua, eram mais comuns que os relógios pura e simplesmente para ver horas. Era mais importante saber se o momento era "fasto" do que saber a hora civil.... Como lhe digo, não vislumbro se não um ponteiro. Cumprimentos.

João de Castro Nunes disse...


Esclarecido. JCN