Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 13 de maio de 2012

Relógios A Reguladora de Vila Nova de Famalicão e a Regularfama


Temos falado recorrentemente sobre a Reguladora, como aqui, aqui ou aqui. Antigos empregados da fábrica de relógios de Calendário, Vila Nova de Famalicão, fundaram, na sequência do encerramento da fábrica, uma empresa, Regularfama, que ficou com os direitos sobre o nome Reguladora.

Notícia na edição de hoje no Jornal de Notícias, respeitante à Regularfama, (texto de Ana Correia Costa, foto de Leonel de Castro):

Sem aviso, o cuco de um relógio intromete-se na conversa. Os ponteiros denunciam umas 11.30 horas, e, claro, não há licença que se peça: a cantilena repete-se a cada 30 minutos, aconteça o que acontecer. Mais tímida, a melodia de um carrilhão vem depois, em tom de sino. Nada que exaspere Filipe Marques que, em 2007, com 27 anos, se associou a outros dois colaboradores da centenária e, então, "estagnada" fábrica de relógios Boa Reguladora, em Calendário, Famalicão, para proporem a compra da marca e das peças. 

Chamaram Regularfama à nova empresa e instalaram-se num dos quatro pisos do edifício principal da velha firma, onde, no tempo em que a Reguladora foi um colosso, "eram só escritórios". Por entre roldanas douradas e uma infindável minudência de peças, os dois homens que se mantêm na sociedade - Filipe Marques e José Varela, de 61 anos - fazem mais do que acertar a famosa Ave-Maria dos carrilhões: ajustam contas com um passado áureo e projetam um futuro mais próspero do que as poucas reparações e raríssimas encomendas com que as "modas" e a "crise" lhes devolvem o investimento e o resgate da marca saída da 1.ª fábrica de relógios da Península Ibérica (data de 1892).

 "Não dava para viver só disto. Estamos cá há cinco anos e não tiramos lucro algum. Mas gostamos e demos muito para aqui. E também trabalhamos com a esperança de que possamos ganhar alguma coisa no futuro, porque cada vez mais há menos pessoas a saber fazer isto", diz Filipe. Presentemente, os quatro trabalhadores da Regularfama "restauram todas as marcas" de relógios e fabricam "só por encomenda".

Sem comentários: