Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 1 de maio de 2012

MB&F - a história por detrás de 18 caixas em ouro vermelho...


A MB&F aproveitou a Baselworld 2012 para o lançamento de uma declinação do HM4. Depois do original HM4 "Thunderbolt" em 2010, seguiram-se os "Razzle Dazzle" (inspirado na II Guerra Mundial) e "Double Trouble", em 2011. Este ano, foi a vez do "RT", uma edição limitada a 18 exemplares, com caixa em ouro vermelho e titânio.

A história por detrás desta decisão de produzir o HM4 em ouro é interessante. Cada caixa do HM4 é esculpida a partir de um bloco sólido de metal e...  no caso do ouro vermelho, as primeiras caixas foram produzidas a partir de um lingote com 1,5 kg...

Considerando o actual preço do ouro, basta fazer as contas: para 18 relógios seria necessário um investimento da ordem dos 1,4 milhões de dólares!

Claro que a maior parte do ouro seria depois reciclado, mas a duração do complexo processo de fabrico provocaria mesmo assim um investimento brutal para a MB&F durante vários meses....

A solução foi pois - não a produção de 18 caixas, já de si uma muito pequena porção, tendo em conta o tempo que leva a afinar as máquinas-ferramentas - mas a redução para 9 processos distintos de produção, com duas caixas a serem feitas de cada vez.

Toda a série foi vendida na Baselworld aos retalhistas da marca. Excepto o nº 1 de 18, que ficou reservado para a M.A.D.Gallery em Genebra, a loja muito sui generis que a MB&F inaugurou no ano passado no centro da cidade.


Sem comentários: