Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 1 de janeiro de 2011

Calendários - uma nova série em Estação Cronográfica

Estação Cronográfica nasceu no Chiado, viveu os primeiros 27 anos na Rua Serpa Pinto, a Baixa era o seu território de infância, adolescência, idade adulta.

E os calendários da famosa Camisaria Moderna, ao Rossio, povoaram durante muito tempo o seu imaginário, dado que os pais eram clientes da casa onde dezenas de pássaros andavam à solta e onde se vendiam camisas que "não fazem pregas no peito, nem rugas no colarinho".

Desde há muito que andávamos à procura desses calendários, dado que os que tínhamos desapareceram, foram deitados fora. Os calendários da Camisaria Moderna eram famosos nos anos 60, e não apenas em Lisboa, mas por todo o país e mesmo em Espanha, de onde vinham clientes.

Recentemente, Estação Cronográfica conseguiu obter alguns calendários da Camisaria Moderna, junto de um grande coleccionador, e depois de uma indicação de um amigo e contribuinte deste blog, Ralf Wokan.

Além desses calendários - que tinham a particularidade de ter sempre funções extra (Horas do Mundo, Calendário Perpétuo, etc.) - adquirimos mais de um milhar de outros, referentes ao mundo da Relojoaria e Joalharia.

Vamos começar a partilhar aqui esse espólio, tentando sempre que possível contextualizar os estabelecimentos e os calendários em causa. A contribuição dos leitores, com indicações ou novos calendários, será sempre útil e bem-vinda.

Haveria melhor maneira de começar 2011?

Este exemplar, com calendário para 1960, tem no verso um sistema Horas do Mundo, com os 24 fusos horários.

Sem comentários: