Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 15 de agosto de 2010

Uma viagem à Suíça há 71 anos*

Dia 15

Logo de manhã partimos para Versailles, comboio eléctrico esplêndido, carruagens com 2 andares – não fumadores por baixo e para fumadores em cima, distraídos com a beleza da paisagem e contando ver Versailles. No fim da linha fomos parar a duas estações adiante, a Trappes. Os empregados foram muito gentis […] e tornámos a Versailles noutro comboio ainda mais espampanante, carruagens todas forradas de alumínio exteriormente, interiormente […] luxuosas como as nossas primeiras sendo terceira, um assombro.

Os dois bilhetes a Versailles custaram 12 francos = 7$

Versailles é encantador, o grande Palácio, o Grand Trianon e o Petit Trianon, antigas residências reais, vimos os aposentos dos reis Luís XV, Luís XVI e de Maria Antonieta, a grande galeria dos espelhos é magnífica, mas o que mais encanta em Versailles é o Grande Parque com os grandes lagos, belos relvados, belas árvores, verdes […], boas esculturas disseminadas pelo parque, escadarias monumentais, grupos com jogos de água, uma magnificência deslumbrante, admira-se o que teria sido a corte francesa daqueles tempos, tudo é grandeza e deslumbramento. O almoço muito mal servido. Por toda a parte, nos palácios, no grande parque, nos lagos em barcos, há um mundo enorme de gente, como é dia de feriado em Paris veio muita gente para aqui passar o dia comer os seus farnéis debaixo destas belas sobras.

Ver contextualização aqui

Sem comentários: