Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 2 de março de 2021

Coisas do Ephemera - hoje, às 18h00 - aC / dC - um ano de pandemia

Assinala-se hoje um ano desde que foi detectado um caso de Covid-19 em Portugal. O Arquivo Ephemera, em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), tinha marcada uma exposição para assinalar o facto, mas ela foi adiada devido ao confinamento. Realizar-se-á logo que a situação de saúde pública o permita.

Mesmo assim, não se quis deixar de marcar a data. E vai hoje para o ar, às 18h00, no Facebook do Ephemera, um primeiro programa mostrando algum do material guardado respeitante à pandemia, e onde se explica a ideia que esteve por detrás da inicitiva - preservar a Memória e questionar a comunicação de Ciência em tempos excepcionais. O programa ficará depois também disponível no YouTub.

Mensalmente, até à realização da exposição aC / dC (antes e depois do Covid) no MUHNAC, serão produzidos outros filmes, mostrando aspectos específicos dela - os objectos (como uma colecção de centenas de máscaras), as palavras (os neologismos, em colaboração com o Ciberdúvidas) as ilustrações (o Covid tratado por Cristina Sampaio, André Carrilho ou João Vaz de Carvalho, entre outros), as músicas que a pandemia inspirou, ou os milhares de posts que, tal como o vírus, se foram espalhando pelo mundo digital - entre informação institucional, charge política ou puro humor...

Nas fotos a seguir, da autoria de Luís Pinheiro de Almeida, o making-of do primeiro filme, da autoria de Cláudio Ferreia e com música original que Fast Eddie Nelson criou para o Ephemera.





Sem comentários: