sexta-feira, 1 de março de 2019
Editorial Relógios & Canetas online - Só Swiss Made não chega…
Milhares de relógios mostrados e explicados aqui, aqui ou aqui, no Relógios & Canetas online, a mais importante plataforma do seu género em língua portuguesa.
Editorial
Só Swiss Made não chega…
Em seis anos – de 2013 a 2018 – a Suíça viu diminuir em quase cinco milhões o número de relógios exportados, mantendo-se o valor total estável na ordem dos 20 mil milhões de francos.
Em 2013, a Suíça exportou 20,63 milhões de relógios de quartzo (4,6 mil milhões de francos) e 7,47 milhões de relógios mecânicos (16 mil milhões de francos).
Em 2018, o país exportou 16,2 milhões de relógios de quartzo (3,6 mil milhões de francos) e 7,52 milhões de relógios mecânicos (16,3 mil milhões de francos).
Ou seja, a diminuição do número de relógios resume-se essencialmente aos de quartzo, com o valor unitário dos mecânicos a aumentar substancialmente e a aguentar o bolo global daquela que é a quarta indústria exportadora helvética. De 1998 a 2018, as exportações de relógios suíços mais que duplicaram – passando de 8,4 a 19,9 mil milhões de francos. Estas duas décadas figuram entre as mais dinâmicas na história da indústria relojoeira helvética, que quase morreu com o choque do quartzo, ocorrido nas décadas de 1970 e 1980.
No mercado global, a Suíça representa apenas 2 por cento do volume de relógios vendidos anualmente no mundo (24,8 milhões em 1,2 mil milhões de unidades). Mas os relógios suíços constituem 50 por cento do valor desse mercado (calculado em 40 mil milhões de francos). O preço médio de um relógio suíço chega ao consumidor a 2 mil fracos suíços, equivalendo a mais de 200 vezes o preço de um relógio produzido na China.
O sector emprega mais de 40 mil pessoas e apoia-se na marca Swiss Made. Segundo um estudo recente da Universidade de Saint-Gall, um cliente está disposto a pagar 100 por cento mais por um relógio com a indicação Swiss Made em relação a outro relógio fabricado noutro país.
Os últimos dados da Federação Relojoeira suíça indicam que os relógios de quartzo – sofrendo a concorrência dos relógios de moda e dos smartwatches – vão continuar a sua queda em valor e volume.
Para um consumidor de moda ou de gadgets de pulso, o Swiss Made é um argumento cada vez mais sem sentido. Essa etiqueta de qualidade apenas funciona para os relógios mecânicos. Por enquanto.
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