Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Antigo quadro da ASUAG ataca memória de Nicolas Hayek


Peter Renggli, que dirigiu a ASUAG (Société générale de l’industrie suisse – Allgemeine Schweizerische Uhrenindustrie AG) de 1975 a 1983 faz a primeira página do semanário Biel Bienne com uma entrevista onde acusa Nicolas Hayek de ter subavaliado na altura a ASUAG para poder adquiri-la a um preço muito baixo, em 1985, pouco antes da consolidação do pólo relojoeiro construído nessa base, sob o nome de SMH, futuro Swatch Group.

A polémica, já antiga, é assim relançada. Gregory Pons, jornalista especializado, vem, aqui, em defesa da memória de Nicolas Hayek, falecido em 2010. Concordamos com a sua posição. Por outras palavras - se, independentemente do preço, Hayek não tem comprado a ASUAG e imprimido a sua estratégia de verticalização, sem deitar fora a base industrial, mas reforçando a vertente marketing, onde estaria hoje a indústria relojoeira suíça? Dirigida por quadros como Peter Renggli?

Pode descarregar aqui o pdf com a entrevista.

1 comentário:

disse...

Peter Renggli tem toda a razão.
A história de Nicolas Hayek ter salvo a indústria relojoeira suiça, é um mito, que foi criado pelo próprio Hayek, ao perceber que não havia quem o pudesse contestar.