Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Pista da semana - O relógio de Bucelas e o museu de Bemposta

Este é um exemplar de relojoaria grossa, de autor desconhecido, com gaiola cavilhada, dando horas e meias horas. Esteve na Igreja Matriz de Bucelas desde a construção do edifício, em 1566, até 1997, quando foi substituído por um relógio eléctrico.
Restaurado em 2000, voltou a funcionar, mas agora apenas para demonstrações pedagógicas. Está, cedido temporariamente pela Igreja, no Núcleo Museológico Luís Serra, na localidade vizinha da Bemposta.
O Núcleo Museológico é o resultado da recolha, estudo e preservação de objectos ligados aos costumes tradicionais da região saloia de Loures.
Neste núcleo pode ser observadas peças do quotidiano saloio: vestuário, alfaias, transportes, ferramentas, louças, mobílias.

A pista da semana é pois Bucelas, a sua Igreja Matriz (que está a ser, ela também restaurada, com frescos muito interessantes na sua nave central), o relógio que durante mais de 400 anos deu o Tempo à comunidade, e o Núcleo Museológico da Bemposta. (Mais informações e contactos do Núcleo Museológico em: www.gmrbemposta.com)

E, claro, não se esqueça que está na Região Demarcada do Vinho de Bucelas (a fazer um século em 2011), um branco que já provocou os encómios públicos de gente como Shakespeare, Wellington, Jorge III de Inglaterra, o Marquês de Pombal, Charles Dickens ou Eça de Queiroz.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais informações e contactos do Núcleo Museológico em: www.gmrbemposta.com