Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Relógios Rosenthal no mercado português, em exclusivo nas lojas Leitão & Irmão


Já tínhamos adiantado, em primeira mão, na edição de Abril do Relógios & Canetas online - a Rosenthal, líder do sector da porcelana de mesa e ornamental desde há quase 140 anos, acaba de lançar uma gama exclusiva de relógios destinada ao público feminino, que chega agora a Portugal através da Sociedade de Relojoaria Independente.

Criada em 1879 por Philipp Rosenthal no castelo bávaro de Erkersreuth e baseada hoje na cidade alemã de Selb, a entrada da Rosenthal no mundo da relojoaria é feita numa parceria exclusiva com outra empresa alemã, a Pointtec – fabricante das marcas Junkers e Zeppelin – a quem cabe a produção dos relógios.

No entanto, ao contrário do que tantas vezes sucede, a Rosenthal não se limitou a licenciar o seu nome para criar mais uma marca. Pelo contrário: todos os mostradores dos relógios são produzidos pela própria Rosenthal, utilizando para o efeito porcelana fina de altíssima qualidade. Os mostradores são depois entregues à Pointtec que utiliza sobretudo movimentos de quartzo do especialista suíço Ronda conjugados com materiais nobres, como o aço, o vidro mineral e a pele natural.

Foi esta abordagem exclusiva que levou a SRI a procurar um parceiro muito especial para a comercialização dos relógios Rosenthal em Portugal: a Leitão & Irmão. “Com uma história que remonta a 1822, encontrámos na Leitão e Irmão o parceiro perfeito para fazer chegar os relógios Rosenthal a um público exigente e sofisticado”, disse a propósito Jorge Pinheiro, director-geral da SRI.

“A Rosenthal é uma marca cujos valores de luxo, sofisticação e lifestyle se conjugam de forma perfeita com os da Leitão e Irmão e dos seus clientes, pelo que faz todo o sentido integrarmos os relógios da marca no nosso portefólio de produtos exclusivos”, disse por seu lado um responsável da Leitão & Irmão.

A colecção Rosenthal está à venda, em exclusivo, através das lojas da Leitão & Irmão no Hotel Ritz e no Chiado, em Lisboa. A gama, que inclui 8 modelos de quartzo e dois automáticos, tem preços que começam nos 249 euros.


Do comunicado da SRI:

Os mostradores em porcelana fina são a marca distintiva destes relógios. Todos os modelos da colecção começam com a criação dos discos dos mostradores por mestres artesãos cuja atenção ao detalhe só é igualado pelos conhecimentos acumulados ao longo de décadas ao serviço da Rosenthal.

Uma vez que a produção não é mecanizada nem feita em grande série, cada mostrador que deixa o atelier da Rosenthal é na realidade uma peça única. Os discos, extremamente finos, começam por ser criados a partir de moldes em gesso, seguindo-se um laborioso processo até ao produto final. Ao deixarem o molde, os discos de porcelana são deixados a secar, sendo depois aplicada uma cobertura transparente. É então que são cozidos a 1.400º, processo que fixa a cobertura de forma permanente e lhe dá o seu característico brilho acetinado. Seguem-se uma série de processos de precisão que darão ao disco a sua dimensão final; antes de ser colocado na caixa do relógio, cada mostrador recebe ainda uma decoração específica, que varia consoante o modelo. Uma segunda cozedura, desta vez a 840º, é realizada para fixar de forma permanente os desenhos decorativos bem como os índices nas posições horárias, que são igualmente aplicados nesta fase.

A última fase do processo de produção envolve a furação do disco de forma a que possa receber o movimento e ser fixado na caixa sem qualquer tensão que possa pôr em causa a sua integridade. Quer o processo de criação dos mostradores como toda a restante montagem final do relógio é realizada na Alemanha, razão pela qual cada um dos modelos Rosenthal recebe a marca de qualidade “Made in Germany”.

Sem comentários: