Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 20 de abril de 2016

A serpente, o saco único e as canetas Montblanc Rouge & Noir numa festa ao estilo dos loucos anos 20


Quem passar por estes dias pela Boutique Montblanc, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, poderá apreciar  numa das montras um objecto verdadeiramente exclusivo - um saco, o 110th Anniversary Steamer Bag, uma interpretação da bagagem do início do século XX, pensada nos viajantes das travessias transatlânticas daqueles tempos. Este saco é exemplar único.

A Montblanc Portugal realizou ontem ao fim da tarde uma festa ao estilo dos "loucos anos 20", no âmbito dos 110 anos da marca, que se comemoraram em 2016. No interior, acompanhada pelo tratador, uma cobra (não venenosa), passeando-se por um dos escaparates. Tudo num ambiente de lantejoulas, penas e música de charleston.

Uma cobra? Claro. O réptil está presente na nova colecção Rouge et Noir (Vermelho e Negro) que a Montblanc lançou e a que já aqui tínhamos feito referência. Não apenas canetas, mas também acessórios de homem e uma linha de marroquinaria. Inspirada na linha original Rouge Et Noir lançada nos anos 1920.


O nome da nova linha faz alusão à roleta – um jogo de azar – onde se aposta em números vermelhos ou pretos, isto é, “rouge” ou “noir”. Combinar as duas cores significa não arriscar e Rouge et Noir tornou-se o nome emblemático e sinónimo de uma caneta segura, sem risco de verter tinta.








A Coleção Montblanc Heritage Rouge & Noir apresenta um novo tamanho, com uma silhueta mais esguia. O topo da tampa em resina preciosa, é adornado com o histórico emblema Montblanc em cor de coral e marfim. Utilizando elementos de design Art Nouveau, o clip assemelha-se a uma serpente estilizada, que simboliza o desejo humano e a sensualidade. A serpente aparece igualmente no aparo de ouro banhado a ródio. A superfície da serpente foi envelhecida através de um processo especial de decapagem galvânica, que lhe confere um aspecto vintage. Há também versões Rollerball ou Esferográfica.






A colecção Rouge & Noir inclui ainda uma edição Especial, uma edição limitada a 1906 unidades (ano da fundação da Maison) bem como uma linha de pele e joalharia.











A Montblanc foi fundada em 1906, em Hamburgo, por um conjunto de investidores locais, depois de uma viagem que fizeram em conjunto num transatlântico, até Nova Iorque. Conceberam uma caneta de tinta permanente que não vertia e que era facilmente reabastecida. E deram-lhe o nome de "Simplo". Este foi o primeiro nome das canetas Montblanc. Em baixo, publicidade da época às canetas Simplo Rouge & Noir. Alguma dessa publicidade, bem como exemplares de canetas dos anos 1920 e 1930 estão também em exposição na Boutique Montblanc da Avenida da Liberdade.










Sem comentários: