Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Relógios Chronoswiss inauguram novo espaço no centro de Lucerna, Suíça


Inaugurou recentemente no coração de Lucerna, Suíça a Casa da Chronoswiss. Localizada no número 16 b da Löwenstrasse e concebida arquitecturalmente de modo a ser o mais transparente possível, prende-se com o facto de os visitantes não terem apenas as portas abertas: são expressamente convidados a entrar.

Os visitantes têm a oportunidade de ver os relojoeiros colocar em prática a sua arte numa oficina de exibição, seja através de grandes superfícies envidraçadas ou graças a ecrãs gigantes.

Outro destaque do estúdio: o atelier dos mostradores. Máquinas históricas são utilizadas para o acabamento de mostradores, finalização de movimentos e criação de exemplares únicos. Os visitantes podem constatar o trabalho sofisticado exigido pela arte relojoeira – na decoração através de gravações em guilloché, de esqueletização e de esmaltagem.

Uma cronologia em imagens com vários ecrãs interactivos destaca momentos importantes e marcos relevantes ao longo da história de mais de três décadas da Chronoswiss, enquanto revela segredos acerca da elevada especialização da relojoaria suíça.

Enquanto visitam a Casa da Chronoswiss, os visitantes vão absorvendo impressões e dados sobre a arte relojoeira. O ponto alto da experiência dá-se após os visitantes emergirem do cilindro que representa o oficina de exibição, a historama e o estúdio dos mostradores: a boutique Chronoswiss, onde se pode admirar o produto acabado – os exemplares que compõem a colecção da marca. E, naturalmente, podem-se adquirir os relógios.

Um tratado de transparência

Até a arquitectura incorpora o conceito que os proprietários Oliver e Eva Ebstein dão à Chronoswiss: dinâmica, de espírito aberto e transparente. A mensagem é acentuada através de grandes superfícies de vidro (cerca de 300 metros quadrados no total) que facultam olhares para o interior, juntamente com uma interacção rítmica com módulos que se abrem e fecham.

Três grandes cilindros que evocam as rodagens de um mecanismo relojoeiro reflectem o foco principal da Casa da Chronoswiss: a arte relojoeira. No centro do maior cilindro está a oficina de exibição, com os seus cinco postos de relojoeiro.

Os materiais escolhidos para a sofisticada renovação são característicos das superfícies que se podem encontrar na natureza suíça: madeira e pedra, que criam uma atmosfera clara e transparente capaz de fomentar um ambiente quente e vivo.

Várias peças de designer, como lâmpadas de tecto de Bocci suspensas a uma altura de 4,70 metros, fornecem um toque visual muito especial à área de recepção.

Factos e Números:
Área: 839 m2 (total da Casa da Chronoswiss)
Superfície Envidraçada: 300 m2 (no interior)
Design: Kohlhaas Messebau GmgH & Co. KG, Germering n. Munich
Direcção de Construção: Bühlmann Engineering AG, Lucerna
Período de Construção: Setembro 2013 a Julho de 2014 
Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 18 horas
Contacto: House of Chronoswiss, Löwenstrasse 16 b; CH 6004 Lucerne, Switzerland



Sem comentários: