segunda-feira, 5 de maio de 2014
Relógios Jaeger-LeCoultre e UNESCO lançam novo filme sobre os oceanos e a sua importância
Desde 2008, a Manufatura Jaeger-LeCoultre é parceira da UNESCO no domínio da preservação dos fundos marinhos. Este ano, ambas as entidades escolheram uma data simbólica – 22 de Abril, Dia Mundial da Terra – para lançar um novo vídeo, "Oceans: The Heart of our Planet", que sublinha a importância dos oceanos para a vida humana.
Com o objectivo de sensibilizar a opinião pública mundial para a defesa e para a protecção de sítios marinhos excecionais e de apoiar esta causa ambiental, a Manufactura associou-se em 2008 ao Centro do Património Mundial da UNESCO.
Através do Programa Marinho do Património Mundial, a Jaeger-LeCoultre tem contribuído para a protecção de 46 zonas marinhas que gozam do mais elevado status e reconhecimento internacional em matéria de conservação: a sua inscrição na Lista de Património Mundial da UNESCO.
A Jaeger-LeCoultre também providencia apoio financeiro imediato à UNESCO para apoio às actividades quotidianas ligadas às ‘joias da coroa’ dos oceanos. Durante os últimos anos, a Jaeger-LeCoultre fez diversas doações a favor de sítios marinhos como o arquipélago Fernando de Noronha, no Brasil, o Parque Natural de Tubbataha nas Filipinas e o Santuário de fauna e de flora de Malpelo na Colômbia, que permitiram levar a cabo a vigilância regular com vista a avaliar o estado de conservação destas preciosidades marinhas excepcionais e de lutar contra as actividades de pesca ilegal.
O Programa Marinho do Património Mundial
Iniciado em 2005, a missão do Programa Marinho do Património Mundial é estabelecer uma conservação eficaz de zonas marinhas existentes ou potenciais que apresentam um valor universal excepcional, com o objectivo de assegurar que serão mantidas e desenvolvidas para as gerações futuras. Actualmente, das 6000 zonas marinhas designadas como protegidas, 46 usufruem do estatuto mais elevado reconhecido internacionalmente em matéria de conservação, a Lista do Património Mundial da UNESCO. Estes sítios representam as ‘joias da coroa’ dos oceanos, uma rede de sítios marinhos seleccionados que dispõem de um sistema de gestão eficaz que permite a protecção do seu valor universal excepcional com recurso a métodos modernos de gestão.
Resultados alcançados até à data
Entre 2009 e 2012, a parceria Tides of Time com a Jaeger-LeCoultre, a UNESCO e o International Herald Tribune, juntamente com o apoio do Governo da Flandres (Bélgica), permitiu ao Centro do Património da Humanidade estabelecer as bases de um futuro sólido e prometedor para o seu programa marinho. Desde o ano de 2009, o centro alcançou os seguintes objectivos:
- Duplicação da superfície marinha protegida mediante o Convénio do Património da Humanidade. A lista inclui hoje 20% de todas as zonas marinhas protegidas mais importantes do mundo.
- Estabelecimento de uma importante rede de administradores de sítios marinhos que têm em comum a sua experiência e os seus objectivos por meio de um fórum virtual em Internet e reuniões semestrais. Neles, os intervenientes partilham e comunicam os resultados concretos do seu trabalho.
- Desenvolvimento de conselhos científicos para ajudar os Estados membros a determinar potenciais sítios marinhos protegidos e para facilitar a implementação das mais recentes técnicas e ferramentas de administração. - Obtenção de um reconhecimento sem precedentes por parte das ONG e do grande público do potencial inexplorado do Convénio de 1972 para a conservação dos sítios marinhos.
- Estabelecimento de uma rota para aumentar as capacidades de gestão dos sítios marinhos inscritos no Património Mundial e prepará-los para fazer frente aos cada vez mais difíceis e complexos os desafios marinhos.
- Lançamento de novos projectos de associação entre os sítios marinhos com o fim de trabalharem em conjunto face aos desafios de conservação, em particular no Parque Nacional de Banc d’Arguin, no mar de Wadden, nas Ilhas Phoenix, Papahanaumokuakea, no Tubbataha e no Grande Recife de Coral.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário