Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Meditações - O Tempo sou (me diz) eu despedaço os colossos, os mármores desfaço

De emaranhadas cãs o rosto cheio,
De açacalada fouce armado o braço,
Giganteia estatura, aspecto baço,
Um velho em sonhos vi, medonho e feio.
"Não tenhas, ó mortal, de mim receio;
O Tempo sou (me diz) eu despedaço
Os colossos, os mármores desfaço,
Prostro a vaidade, a formosura afeio.
Mas sabendo a razão de teus pesares,
Pela primeira vez enternecido,
A falar-te baixei dos tênues ares.
Sofre, por ora, o jugo de Cupido;
Que eu farei, quando menos o cuidares,
Que te escape Natércia do sentido."

Manuel Maria Barbosa du Bocage

3 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Pode o tempo demorar
a cumprir sua missão,
mas não deixa de empunhar
a sua foice na mão!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Por que motivo teremos
de o tempo representar
como um velho que tememos
e nos faz arrepiar?!

JCN

João de Castro Nunes disse...

Ante Bocage me agacho
e lhe tiro o meu chapéu
pois me encontro muito abaixo
dos poemas que escreveu!

JCN