Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PORTOJÓIA elege Biodiversidade como tema

A PORTOJÓIA, 21.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria decorre na EXPONOR de 22 e 26 de Setembro.

No Ano Internacional da Biodiversidade, o prémio “PORTOJÓIA Design”, iniciativa que integra o certame, associou-se à campanha internacional lançada pelas Nações Unidas e elegeu como tema precisamente a biodiversidade.

O concurso, que conhece este ano a 6.ª edição, visa distinguir a originalidade, a inovação e o design de peças de joalharia e ourivesaria de adorno pessoal e decorativas criadas por estudantes e formandos de design de jóias, de produto e de cursos de ourivesaria, que são os destinatários desta actividade.

O “PORTOJÓIA Design” tem-se assumido como um evento ponta-de-lança na aproximação dos formandos ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo que vai revelando novos talentos, mostra ser uma «boa plataforma de ligação entre o mundo formativo e o empresarial», diz a directora do certame da EXPONOR, Amélia Monteiro.

«Habituámo-nos a ver o luxo – que a joalharia e ourivesaria partilham - associado à futilidade e esquecemo-nos que, desde os primórdios, a reserva estética sempre ocupou um quinhão importante na curva evolutiva do Homem, cumprindo mais do que uma função. Daí, na escolha do tema do PORTOJÓIA Design 2010, a biodiversidade fazer todo o sentido, numa espécie de “back to basics”», acrescenta Amélia Monteiro.

O vencedor, eleito pelo júri, terá o seu protótipo produzido e, caso exista viabilidade, será comercializado exclusivamente pela empresa parceira da iniciativa, a António Marinho, a qual, durante cinco anos, pagar-lhe-á o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda à saída da fábrica. Para além deste aliciante, o vencedor é convidado a participar na feira do ano seguinte, no Espaço Criadores.

No âmbito do protocolo assinado em 2009, entre a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), o PORTUGAL FASHION associa-se novamente à feira.

No ano passado, a PORTOJÓIA teve 179 expositores e 11.829 visitantes.

Para saber mais, vá a www.exponor.pt

Sem comentários: