(Clique para aumentar)
As exportações relojoeiras suíças registaram um aumento de 32,8 por cento em valor, em Março, comparado com igual mês de 2009. Em termos acumulados, o primeiro trimestre regista um aumento de 16,6 por cento em valor em relação ao ano passado (o auge da crise) e volta aos níveis de 2007 (sabendo-se que o melhor ano de sempre do sector tenha sido 2008).
Segundo a Federação Relojoeira, "a recuperação está assim claramente confirmada".
Em termos do mercado português, os números continuam a ser surpreendentes - em Março, houve um aumento de 120 por cento em valor em relação a Março de 2009 (também nessa altura as importações relojoeiras nacionais tinham caído a pique). Este aumento é o segundo maior entre os 30 principais mercado suíços, apenas ultrapassado pelos 136,8 por cento de aumento ocorridos nos Emirados Árabes Unidos.
De qualquer modo, e em termos de acumulado no primeiro trimestre, Portugal figura como 21º mercado mais importante, com um aumento de 64,3 por cento no valor das importações relojoeiras provenientes da Suíça.
Segundo vários operadores de mercado com quem Estação Cronográfica tem falado, a razão deste aumento continua a dever-se à procura de clientes estrangeiros, que adquirem peças de preço elevado em pontos de venda essencialmente colocados em Lisboa. E ao desvio de peças de Alta Relojoaria para mercados terceiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário