Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 6 de julho de 2026

Coisas do Ephemera - um calendário Ceregumil para 1935

Coisas do Ephemera. O Núcleo do Tempo do maior arquivo privadodo país tem um variado acervo de calendários, de todos os tipos – em papel, tecido, madeira… e de parede, de secretária ou de bolso. Servindo quase sempre de plataforma para comunicar produtos dos mis diversos.

Do muito ativo Núcleo do Ephemera de Viana de Castelo acabamos de receber este calendário de mesa para 1935 (tem, atrás, um triângulo de apoio). Nele sobressai uma figura recortada, desenho assinado C. Calvo, em traje regional espanhol.

O produto a que o calendário faz propaganda é o Ceregumil, "alimento vegetariano". Criado em 1907 pelo farmacêutico granadino Bernabé Fernández Sánchez, trata-se de um tónico nutritivo à base de cereais, leguminosas e mel. Segundo a lenda, tê-lo-á desenvolvido para salvar o filho de dois anos, que sofria de desnutrição grave. O nome é o acrónimo das palavras dos ingredientes originais: cereais, legumes e mel (cereales, legumbres y miel).

Pioneira em campanhas de marketing e publicidade, a marca mantém-se ativa e, desde 2005, diversificou a sua linha para incluir suplementos para grupos específicos (crianças, estudantes, grávidas e idosos).

Para saber mais sobre a história do Ceregumil, vá aqui, de onde tirámos as imagens seguintes.

Em cima, as primeiras embalagens, em baixo, o inventor, no seu laboratório

Sem comentários: