Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

O Arquivo Ephemera realiza por estes dias várias iniciativas em Viseu

Um gabinete de curiosidades – Viseu e o mundo – Coisas do Ephemera

Coincidindo com a inauguração, sexta-feira, 6 de Novembro, do núcleo do Arquivo Ephemera em Viseu, decorre na Junta de Freguesia da cidade uma exposição temática, intitulada "COISAS DO EPHEMERA".

A exposição será inaugurada por José Pacheco Pereira, fundador do projecto Ephemera.

Três temas estão em destaque nesta exposição comissariada por Luís Pinheiro de Almeida e Fernando Correia de Oliveira, dois voluntários do Ephemera: música, gastronomia e material avulso demonstrativo do “universo Ephemera”.

Na música, destaque para o primeiro disco gravado pelo Rancho Regional de Manhouce, com Isabel Silvestre (1961). Mas também um dos EP’s do grupo pop-rock Tubarões (1968). Ou um CD dos Fingertips (2000).

Na gastronomia, cartões e ementas de restaurantes da região, alguns já desaparecidos. Livros sobre a cozinha típica do distrito de Viseu e ainda embalagens evocativas de doces locais.

Além disso, o Ephemera trouxe a Viseu algumas outras peças variadas do seu acervo, demonstrativas do vasto universo que desde há mais de uma década abarca, recolhe e trata. Um autêntico Gabinete de Curiosidades, para preservação da Memória.

A exposição, de entrada livre e respeitando as regras sanitárias impostas pela actual situação pandémica, decorre no Solar dos Peixotos até 4 de Dezembro.

As actividades do Ephemera em Viseu iniciam-se amanhã, quinta-feira, 5 de Novembro, com uma conferência no Instituto Politécnico, a proferir por José Pacheco Pereira. Incluem, entre outras iniciativas, uma exposição de fotografias de Rui Serrano abordando, nomeadamente, o quotidiano de trabalho dos voluntários do Ephemera nos armazéns do Barreiro. Em baixo, o programa completo.

Sem comentários: