Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Conjuntura - a Suíça vende cada vez menos relógios


Pelo décimo mês consecutivo, a Suíça viu em Julho o volume de relógios exportados diminuir - só nesse mês foram menos 390 mil peças vendidas ao estrangeiro.

Em Julho, e em valor, houve um progresso de 4,3 por cento face a período homólogo de 2018. A razão dessa subida prende-se com o aumento em 11,5 por cento no valor de relógios ém metais preciosos.

Acentua-se assim, rapidamente, a tendência para o desaparecimento do sector da relojoaria baixo de gama e de moda na indústria relojoeira suíça. Os relógios com preço à saída de fábrica superior a 3 mil francos suíços foram único o segmento a subir em Julho. Os com preço inferior a 200 francos quebraram 26,9 por cento em termos de unidades.

Hong Kong, o principal mercado de destino das exportações relojoeiras suíças, quebrou 1,3 por cento em valor em Julho, para um acumulado de menos 5,8 por cento no ano. Dada a situação política e social no território, as perspectivas são sombrias.

O Reino Unido, quinto mercado de destino, tem um acumulado positivo - +21,8%, mas a perspectiva de um Brexit sem acordo já começa a fazer-se sentir - 0,4% em Julho face ao mesmo mês de 2018.

Quanto a Portugal, continua também a tendência sentida desde há mais de meio ano - quebra acentuada de 16 por cento em Julho, menos -5,0% no valor acumulado desde Janeiro.

Sem comentários: