Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Relógios & Canetas Julho - Editorial - O que é luxo?


Relógios & Canetas online de Julho, dedicado especialmente à relojoaria feminina. Uma edição que bate mais uma vez o recorde de presença de marcas, num título disponível grátis aqui ou aqui.

Editorial:

A eterna questão

Uma das mais famosas definições de Tempo, no Ocidente, é a que é dada por Santo Agostinho, no seu Livro XI das Confissões: “Pois, que é então o tempo? Quando ninguém mo pergunta, eu sei o que é; quando se trata de o explicar, já não sei”.

Parafraseando este Doutor da Igreja, o que é Luxo? Pois, quando o vejo, sei o que é. Quando se trata de o explicar… já não sei.

Luxo é uma sensação, pessoal, diferente de pessoa para pessoa, e que se enquadra na nossa experiência de vida, nos nossos parâmetros, nas nossas expectativas.

Beau Fraser, Presidente da The Gate, uma agência de publicidade internacional, com sede em Nova Iorque, falava-nos recentemente de luxo, apontando o dilema que continua a subsistir entre os produtos premium – darem-se a conhecer como aspiracionais ou acessíveis, falarem para o “dinheiro velho” ou para o “dinheiro novo”, procurarem o cliente discreto ou um mais espalhafatoso?

Seja um produto, um serviço ou uma experiência, diz-nos Fraser, o luxo obedece a oito características obrigatórias: raridade (o luxo não é democrático); excelência (o luxo nunca transige em qualidade); caro (só por ser caro, não é luxo, mas não há luxo barato); intemporalidade (o luxo é perene); honestidade (o luxo é honesto, não é sintético nem repduduzível); feito à medida (o luxo sabe instintivamente o que o seu cliente quer, mesmo antes dele próprio saber); agradável (o luxo desperta sensações agradáveis, físicas e ou emocionais); vivência (o luxo é uma experiência, não apenas um objecto).

Na edição deste mês do Relógios & Canetas online (onde se estabelece um novo recorde quanto a presença de marcas), dedicamos grande parte da nossa atenção aos relógios femininos. Ninguém melhor do que as mulheres para nos dizerem o que é… luxo.

3 comentários:

João de Castro Nunes disse...

Luxo é tudo o que se afasta
da nossa banalidade,
ante a qual apenas basta
que possua qualidade!

JCN

João de Castro Nunes disse...


Como o fadista dizia,
é luxo usar guardanapo,
mesmo feito num farrapo,
nas refeições hoje em dia!

JCN

João de Castro Nunes disse...

É já raríssimo ver
uma mulher perfumada
por ser um luxo manter
qualquer moda caducada!

JCN