Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Relógios Junkers editam série limitada evocando os 25 anos de serviço do Epsilon, avião de instrução da Força Aérea Portuguesa


A SRI – Sociedade de Relojoaria Independente entregou hoje aos pilotos da Esquadra 101, na Base Aérea n.º 1, em Sintra, os relógios comemorativos dos 25 anos de serviço dos aviões de treino Epsilon TB-30, que esta semana ultrapassaram as 86.000 horas de voo ao serviço da Força Aérea Portuguesa.

Os relógios, que receberam a referência 6820-5 Epsilon, foram criados pela SRI e pela Junkers numa série limitada de 50 unidades com um desenho personalizado de acordo com os requisitos da Esquadra 101 (“Roncos”), que opera o Epsilon TB-30. A base usada foi o Junkers 6820-5, um cronógrafo mecânico automático que utiliza o movimento suíço ETA Valjoux 7750, na variante com dia e data às 3H00. Este modelo possui caixa em aço aeronáutico de 42mm com acabamento antracite de PVD, mostrador luminoso branco-pérola protegido com vidro de safira e fundo de vidro.

Para a personalização do relógio foram criados elementos distintivos no mostrador às 3H00, 6H00 e 9H00, bem como a alteração da cor dos algarismos “10” e “1” (para dar a leitura “101” da esquadra homónima). O botão do cronógrafo, originalmente em alumínio anodizado vermelho, foi nesta versão anodizado a laranja – a mesma cor usada nalguns pontos das asas do avião Epsilon TB-30. E o fundo em vidro recebeu ainda um desenho de dois aviões TB-30 em formação. As 50 unidades são todas numeradas, tendo 48 delas sido entregues aos pilotos da Esquadra 101. Apenas duas unidades ficaram ainda disponíveis para venda ao público, com um PVP de 1.499 euros.


Foto de família - antigos e actuais membros da Esquadra 101, num evento presidido pelo Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General José e António de Magalhães Araújo Pinheiro. Ao fundo, três Epsilon, alinhados na pista.


Estojo do Junkers Epsilon, com o "patch" comemorativo dos 25 anos de serviço do avião de instrução. Trás uma bracelete suplementar.


Aviões Epsilon em formação, num dia especial para a Esquadra 101 - "Roncos", cujo lema é "... Ensinando os Princípios da Arte".


Os relógios podem ser numerados e personalizados




No verso, o fundo com calibre à vista permite apreciar o rotor, com silhuetas de Epsilon




Pintura especial de um dos aparelhos, aludindo ao 25º aniversário do Epsilon, um avião francês, ao serviço da Força Aérea Portuguesa.











Num hangar, um bolo com a forma do Epsilon e outro com o "patch" comemorativo do 25º aniversário esperavam pelos convidados. Ao fundo, um Epsilon TB-30 estacionado.









Os "Roncos" (pilotos), convivem na Esquadra 101 com os "Obélix's" (o pessoal encarregado da manutenção)



Espaço de convívio na BA1, com pinturas e outra iconografia relacionada com o Ar e os Aviões







O Major / Piloto-Aviador João Ricardo Campos da Silva, Comandante da Esquadra 101 - "Roncos"




O "Ronco" mais antigo - João Mendes, um dos homenageados na cerimónia de hoje


O "Ronco" com mais horas de voo, outro dos distinguidos





O Comandante da Base Aérea nº 1, Coronel Piloto-Aviador Rui Joisé dos Santos Pedroso Pinheiro de Freitas, recebe o seu exemplar Junkers 6820-5 Epsilon das mãos de Jorge Pinheiro, da Sociedade de Relojoaria Independente - SRI, representante para Portugal da marca alemã.






Os aperitivos, incluindo um caldo verde, antes do prato do dia - bacalhau com natas. Um dia bem passado e bem comido, apesar do tecto baixo...


Duas "máquinas" de confiança, lado a lado...

Sem comentários: