Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Relógios & Canetas online Abril - entrevista em exclusivo com Dona Bertarelli, skipper do maior trimarã do mundo e embaixadora relógios Zenith


Dona Bertarelli, skipper do maior trimarã do mundo

Bater recordes, com um Zenith no pulso

Nascida em Itália e a viver na Suíça, Dona Bertarelli é uma bem sucedida empresária nas indústrias hoteleira e desportiva. Cresceu num ambiente desportivo e desde muito cedo começou a praticar vela, com o pai. Em 2010 obtém a primeira grande vitória internacional – o prestigiado Bol d’Or Mirabaud, a primeira mulher skipper a conseguir vencer a regata em 72 edições. Em 2011, fundou a equipa Spindrift Racing, juntamente com Yann Guichard. Objectivo: bater todos os recordes oceânicos de vela.

Depois de três meses de intenso trabalho, o gigantesco trimarã Spindrift 2 acaba de ser relançado à água em Lorient, França, e regressou à base, em La Trinité Sur Mer. O maior trimarã de corrida do mundo foi optimizado para tentar os exigentes recordes de velocidade de travessia do Atlântico Norte e de 24 horas de navegação, preparando-se ainda para a regata a solo Route du Rhum. O Spindrift 2 estará em Newport, Estados Unidos, a partir de Junho, à espera de ventos favoráveis para iniciar a tentativa de quebra do recorde de velocidade de travessia do Atlântico Norte.


Falámos dias antes com Dona Bertarelli, a skipper do gigantesco barco, quando ela visitou o stand da Zenith na Baselworld. Falámos-lhe da capacidade de conciliação da actividade empresarial com a exigente actividade desportiva. “Em primeiro lugar, trata-se, em ambos os casos, de trabalhos de equipa. Não conseguimos fazer nada sozinhos neste tipo de actividades. A minha forma de management não é do topo para a base, é mais unilateral e transversal, em que cada um tem as suas competências e deve estar no seu sítio certo. O meu papel é de escutar todos e tomar decisões no momento oportuno. Precisamos, claro, de estar fortes física e mentalmente, mas se houver confiança na equipa e nos materiais, as coisas correm bem. Seja a bordo de um barco ou no seio de uma empresa”, diz-nos. Quando se está à procura de bater recordes mundiais, a eficácia pela eficácia é o objectivo? “Procuramos uma forma de excelência, de todos os dias fazer mais e mais longe. O primeiro barco nasceu em 2006 e, até hoje, a tecnologia evoluiu. A nova versão está na água, em testes, para bater recordes que já lhe pertencem. Mas a tecnologia depende sempre do factor humano”, sublinha.

E como é que a Zenith aparece a apoiar este projecto? “Trata-se de uma marca audaciosa, que vai a sítios onde os outros não vão, como se viu com o recente salto de Félix Baumgartner… eles andavam à procura de um novo projecto de excelência, de tecnicidade, de audácia e viram tudo isso no Spindrift e no seu programa de recordes”, conta Dona Bertarelli. “Pegaram na nossa ideia de construir o barco mais leve possível, sem que perdesse resistência, e também eles construíram um relógio admirável, ultra-leve, ligado ao projecto”.

A Zenith, que é um dos principais patrocinadores do Spindrift 2, lançou o El Primero Lightweight, um cronógrafo automático ultra-leve limitado a 250 exemplares. O relógio equipa toda a tripulação do Spindrift 2.

Para aceder à edição completa do Relógios & Canetas online Abril, vá aqui ou aqui.

Sem comentários: