Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Relógio Swatch Sistem 51 - de novo, a revolução industrial?


Será que os seis módulos aqui representados irão revolucionar o processo industrial relojoeiro? O Swatch Sistem 51 foi hoje apresentado mundialmente, num evento durante a Baselworld. Em 30 anos de vida, é a primeira vez que a Swatch está presente, como marca, no maior certame mundial de relojoaria e joalharia. Falaremos mais deste revolucionário Swatch, mas deixamos aqui as primeiras informações. Veja aqui o filme da conferência de imprensa.


Os irmãos Hayek, Nayla e Nick, respectivamente Presidente e CEO do Swatch Group, no espaço que a Swatch tem na Baselworld, baptizado de Planet Swatch-


Na conferência de imprensa para o lançamento do Swatch Sistem 51, Nick Hayek recordou a situação da indústria relojoeira suíça quando a história da marca começou, em 1983 - estava falida, com as fábricas a fecharem e dezenas de milhares de trabalhadores especializados despedidos. A ameaça dos relógios de quartzo, vindos do Japão, fazia temer pela mrote definitiva de todo um sector.


"O meu pai, abraçando e desenvolvendo o projecto Swatch, conseguiu liquidez para ir mantendo as velhas manufacturas de relojoaria mecânica", recordou Nick. "Dez anos depois, em 1993, a Swatch lançava relógios mecânicos, permitindo a sobrevivência de segmentos da indústria produtores de calibres, como a ETA, onde ninguém mais estava disposto a investir. Quando hoje nos acusam de posição monopolista, onde estavão então, porque é que não quiseram investir também?", pergunta o CEO do maior grupo relojoeiro do mundo.


Swatch não quer dizer, como geralmente se pensa "swiss watch", mas antes "second watch", segundo relógio, iniciando-se assim uma estratégia de comunicação e marketing onde o relógio deixava de ser um objecto para toda a vida mas antes um elemento do código de afirmação pessoal - vários relógios, várias cores, vários estilos - moda, assumida.


Agora, com o Swatch Sistem 51, a marca de quartzo que terá salvo a relojoaria mecânica dá mais um passo revolucionário na cadeia de produção - um reógio de calibre automático por um preço entre os 100 e os 200 francos suíços.



Um projecto que levou vários anos a desenvolver e que exigiu a cooperação de empresas do Swatch Group como a ETA (calibres), Nivarox (espirais) ou Comadur (especialista em novos materiais). "Estamos perante um verdadeiro avanço tecnológico do ponto de vista relojoeiro", garante Nick Hayek.



E porque é que o Swatch Sistem 51 é revolucionário? Alguns números - é 100 por cento suíço; tem 90 horas de autonomia; 1 único parafuso (ao centro, com as outras peças coladas); 5 módulos; 17 patentes.



O novo calibre, com os cinco módulos em baixo




Comparação entre um cronógrafo clássico e o calibre automático do Swatch Sistem 51 (composto por um total de 51 peças, tantas quantas tinha o primeiro Swatch de quartzo, em 1983). A linha de produção elimina qualquer intervenção humana, sendo totalmente automatizada. A Swatch garante a durabilidade do novo modelo por pelo menos 10 anos.




Imagens de uma das três versões do Swatch Sistem 51, a que voltaremos dentro em breve

1 comentário:

António Eduardo Marques disse...

Olá Fernando,
Parece-me espectacular do ponto de vista da engenharia do produto, designadamente o esforço feito para a industrialização do movimento. Mas deixa-me várias dúvidas:
1. Garantia de 10 anos do calibre ou "duração" de 10 anos do calibre?
2. A Swatch já tem calibres automáticos em relógios de 150 euros... Qual a vantagem prática deste (além das 90 horas de reserva de marcha)?