Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Desabafo

Algumas agências de comunicação começam a irritar-nos supinamente. Teoricamente, servem para ajudar na ligação entre as fontes primárias (os produtores de relógios, os seus importadores, os retalhistas) e os jornalistas.

Os press-release que recebemos são cada vez mais deficientes, o desconhecimento da linguagem técnica é gritante, o castelhano ou outra língua de origem dos materiais mistura-se a bel-prazer com um português macarrónico, a linguagem de marketing utilizada é de ir ás lágrimas, tal a sua vacuidade.

Há excepções, claro - especialmente das agências mais antigas, com pessoal mais qualificado, que sabe do que fala, com quem fala, como fala. Mas estas estão a perder as contas de clientes para agências que aparecem como cogumelos depois da chuva, e que fazem orçamentos mais baratos. Mas que não sabem do que falam, com quem falam, como falam.

Também nisto estamos a atingir o grau zero. Estação Cronográfica voltará ao assunto, possivelmente iniciando uma secção sobre "asneirada". A coisa promete.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tratar-se-à de uma acção pedagógica e corajosa, que só pode beneficiar o sector.
Abraço
António Moura

Muleta disse...

Se fosse só nesta área.... Mas é em tudo. Incompetentes, ignorantes, arrogantes e omnipresentes...
Uma verdadeira pragaque está a dar cabo do jornalismo.... Tb por culpa dos jornalistas...

ié-ié disse...

Ia a escrever o mesmo que Muleta. O que se passa nas agências de comunicação não é muito diferente do que se passa no "jornalismo". Falta de cultura, falta de bom senso, falta de pesquisa, falta do contraditório, falta de... falta de...

Exemplos e logo em jornais ditos de referência:

O DN inventou uma embaixada em Samoa e fez disso um folhetim trágico;

O Público inventou uma manchete a toda a largura com uma mentira sobre as contas da Câmara de Lisboa.

Infelizmente, cada vez se confirma mais um dos meus lemas: "tudo o que vem nos jornais é mentira, até prova em contrário...".

Ah! E aqui há dias a SIC Notícias inventava o "distrito de Alcácer do Sal".

LT