De olhos em
bico
A Swatch acaba de pedir publicamente desculpa por uma
campanha publicitária que incomodou os asiáticos em todo o mundo e, sobretudo,
a China, anunciando que a retirava de imediato.
Em causa, está uma imagem usada na campanha para a coleção
Swatch Essential – um modelo asiático aparece a puxar os cantos dos olhos com
os dedos – um gesto visto como preconceituoso e racista.
O pedido de desculpas da Swatch lamenta “o desconforto ou
incompreensão” que a foto possa ter gerado e foi publicado no Instagram e na
rede social chinesa Weibo.
A resposta da Swatch surgiu depois da explosão de
comentários irados que inundaram a Internet. E os apelos ao boicote não de
resumem a relógios Swatch, mas a todo o grupo, que inclui marcas como Breguet,
Omega, Longines ou Tissot.
Em Julho, o Swatch Group anunciou uma quebra de 11.2% no
valor das vendas no primeiro semestre do ano, dizendo que isso se deveu
exclusivamente à quebra da procura na China. O incidente apenas ajudará a
acentuar os problemas nessa região.
O Swatch Group sofreu uma quebra de 30% nos lucros em 2024.
Antes da pandemia, calcula-se que o grupo dependesse em 50% dos consumidores
chineses, na China ou no exterior. Atualmente, cerca de 27% das suas receitas
dependem do mercado chinês.
Este último incidente vem reforçar a tendência crescente dos
consumidores chineses de lançarem campanhas de boicote a marcas consideradas
culturalmente insensíveis, na sequência de polémicas semelhantes envolvendo a
Dior, a H&M, a Nike ou a Dolce & Gabbana.
As marcas têm cada vez mais filtros na sua comunicação
global e, em muitos casos, como quando, por exemplo, fazem campanhas no mundo
islâmico, excluem temas proibidos – sexo, drogas, jogo, nus ou mesmo só
contacto físico entre homens e mulheres.
Advertência aos leitores mais sensíveis – a expressão "de
olhos em bico" significa só que alguém está admirado, espantado ou muito
atento. IA dixit…
Leia as edições online no Site, no Facebook, ou no fliphtml. Siga o Anuário Relógios & Canetas no Instagram


Sem comentários:
Enviar um comentário