Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 2 de setembro de 2025

De olhos em bico

De olhos em bico

A Swatch acaba de pedir publicamente desculpa por uma campanha publicitária que incomodou os asiáticos em todo o mundo e, sobretudo, a China, anunciando que a retirava de imediato.

Em causa, está uma imagem usada na campanha para a coleção Swatch Essential – um modelo asiático aparece a puxar os cantos dos olhos com os dedos – um gesto visto como preconceituoso e racista.

O pedido de desculpas da Swatch lamenta “o desconforto ou incompreensão” que a foto possa ter gerado e foi publicado no Instagram e na rede social chinesa Weibo.

A resposta da Swatch surgiu depois da explosão de comentários irados que inundaram a Internet. E os apelos ao boicote não de resumem a relógios Swatch, mas a todo o grupo, que inclui marcas como Breguet, Omega, Longines ou Tissot.

Em Julho, o Swatch Group anunciou uma quebra de 11.2% no valor das vendas no primeiro semestre do ano, dizendo que isso se deveu exclusivamente à quebra da procura na China. O incidente apenas ajudará a acentuar os problemas nessa região.

O Swatch Group sofreu uma quebra de 30% nos lucros em 2024. Antes da pandemia, calcula-se que o grupo dependesse em 50% dos consumidores chineses, na China ou no exterior. Atualmente, cerca de 27% das suas receitas dependem do mercado chinês.

Este último incidente vem reforçar a tendência crescente dos consumidores chineses de lançarem campanhas de boicote a marcas consideradas culturalmente insensíveis, na sequência de polémicas semelhantes envolvendo a Dior, a H&M, a Nike ou a Dolce & Gabbana.

As marcas têm cada vez mais filtros na sua comunicação global e, em muitos casos, como quando, por exemplo, fazem campanhas no mundo islâmico, excluem temas proibidos – sexo, drogas, jogo, nus ou mesmo só contacto físico entre homens e mulheres.

Advertência aos leitores mais sensíveis – a expressão "de olhos em bico" significa só que alguém está admirado, espantado ou muito atento. IA dixit…

Leia as edições online no Site, no Facebook, ou no fliphtml. Siga o Anuário Relógios & Canetas no Instagram

Sem comentários: