Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Relógios & Canetas Outubro - Editorial


Editorial

Tempo, relógios, recorde

Fernando Correia de Oliveira

“L'exactitude est la politesse des montres” (a exactidão é a boa educação dos relógios). A frase do romancista francês Jean Dutourd parafraseia uma outra, atribuída a Luis XVI, em que ele diz que a pontualidade é a boa educação dos reis. Já um provérbio inglês é mais completo: a pontualidade é a cortesia dos reis e a obrigação das pessoas educadas.

O estilista Karl Lagerfeld admite: “Je hais les montres, c’est la raison pour laquelle je suis toujours en retard » (odeio os relógios, é por isso que ando sempre atrasado).

Um politicamente incorrecto Jean-René Marsac, político francês contemporâneo, socialista, opina: “Les femmes ont des montres non pour être exactes mais pour être bien sûres qu'elles sont en retard » (as mulheres usam relógios não para serem pontuais mas para terem a certeza de que estão atrasadas).

Mais profundo, o poeta inglês Alexander Pope, que viveu no século XVIII, defende: “Os nossos pensamentos são como os nossos relógios; nenhum condiz um com o outro, mas cada um fia-se no seu”.

Devemos desconfiar das nossas recordações, tanto como de um relógio parado, decreta o intelectual libanês Georges Schéhadé.

E, quando damos corda a um relógio, será que criámos tempo ou, pelo contrário, alimentamos a hora da morte? – Interrogava-se o poeta belga Maurice Meterlinck.

Mais optimista, o dramaturgo russo Anton Tchekhov decretava: “Para conhecer a sensação de felicidade, é preciso ter de vez em quando tempo para dar corda ao nosso relógio”.

Concluímos estas citações com o humor “british” do intelectual irlandês George Bernard Shaw: “Um dicionário é como um relógio; é sempre melhor ter um mau do que nenhum, mas o melhor nunca é totalmente exacto”.

Com as suas 166 páginas na edição de Outubro, batido mais um recorde, o Relógios & Canetas online dá-lhe, todos os meses, a possibilidade de saber as novidades do que há de melhor no mundo dos medidores de tempo e de instrumentos de escrita. Para que possa ser pontual… ou não.

Sem comentários: