Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Fazemos parte do júrio dos Watchstars - The Best Watches of the World, novos galardões em Relojoaria


Estação Cronográfica faz, a partir de hoje, parte do júri internacional do Watchstars - The Best Watches of the World, uma iniciativa presidida pelo jornalista alemão Gisbert Brunner e que conta com a parceria de revistas da especialidade como as alemãs Chronos, Uhren Magazin e KlassicUhren, ou a norte-americana WatchTime, bem como as respectivas edições e sites online.

O objectivo dos Prémios Watchstars é tornarem-se "nos mais significativos, independentes e internacionais galardões do seu género no mundo".

Gisbert Brunner é hoje considerado o decano a nível mundial do jornalismo especializado em relojoaria e tem uma série de livros publicados sobre esta matéria.

Estação Cronográfica, que já fazia parte de vários júris internacionais de Relojoaria, aceitou desde a primeira hora o convite que lhe foi dirigido por Brunner e Thomas Wanka, outro jornalista alemão veterano do sector que tem estado a trabalhar a logística do Watchstars.

Os melhores relógios do mundo são escolhidos em cinco categorias pelos mais experientes e melhor preparados especialistas relojoeiros do mundo, constituídos num comité internacional de peritos de que passamos a fazer parte. Cabe ao comité e apenas a este nomear e votar os relógios vencedores: as manufacturas não podem apresentar relógios. Todos os relógios, independentemente da sua importância relativa, marca ou país de origem, são elegíveis para os Prémios Watchstars. Com este tipo de selecção, os Watchstars são verdadeiramente independentes e representativos a nível mundial. As cinco categorias englobam relógios masculinos e femininos.


Há a categoria Classic Stars para relógios de três ponteiros sem outra função para além da data e ou indicador de reserva de corda. Todos devem ter, nesta categoria, calibres mecânicos. Para a primeira edição, só relógios lançados entre Janeiro e Novembro de 2014 são elegíveis

A categoria Technical Stars engloba relógios com funções adicionais para além da data e ou indicação de reserva de corda. Também devem ter todos calibres mecânicos. Para a primeira edição, só relógios lançados entre Janeiro e Novembro de 2014 são elegíveis

A categoria Design Stars destina-se a premiar relógios com um design ou materiais usados na caixa, ponteiros ou mostradores. Podem estar equipados com calibres mecânicos ou de quartzo. Todos os relógios são elegíveis, independentemente da data em que foram lançados no mercado.

A categoria Star for a Lifetime distingue relógios clássicos, cujo design ou bases técnicas os toprnam perenes e apelativos durante décadas. Podem ser mecânicos ou de quartzo e são elegíveis, independentemente da data em que foram lançados no mercado.

Finalmente, a categoria New Stars destina-se a galardoar os novos relógios, que foram bem sucedidos num mercado muito competitivo e com muitas marcas já estabelecidas. Podem ser mecânicos ou de quartzo e são elegíveis, independentemente da data em que foram lançados no mercado.

Sem comentários: