Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Em Genebra, nos 175 anos dos relógios Patek Philippe - Grandmaster Chime, um Grande Complicação de pulso comemorativo


Nunca se é verdadeiramente dono da Patek Philippe. Apenas se procura manter os valores da empresa, fazê-la crescer sustentadamente e... levá-la até mais uma geração. Na família Stern, tem sido assim. Estivemos por estes dias em Genebra, nas comemorações dos 175 anos da Patek Philippe.

Dos demais relógios comemorativos lançados falaremos aqui durante os próximos tempos, mas não queríamos deixar de destacar "a peça". Se, em 1989, no 150º aniversário, foi produzido o hoje célebre Calibre 89, um relógio de bolso grande complicação, desta vez a escolha foi a de fazer um relógio de pulso, grande complicação. Custa 2.500.000 francos suíços.

Limitado a sete unidades, uma delas para expôr no Museu da marca, o Patek Philippe Grandmaster Chime Ref. 5175 é o primeiro relógio de marca com duplo mostrador, rotativo - um deles centrado em mostrar o tempo e nas complicações sonoras (sonneries); o outro dedicado ao calendário perpétuo instantâneo.

Mudar de mostrador é fácil, dado o mecanismo de rotação que existe nas asas da caixa. Além disso, as funções mais consultadas num relógio - o tempo e a data - aparecem de ambos os lados.

O Patek Philippe Grandmaster Chime Ref. 5175 tem 20 complicações:

1 Grande Sonnerie
2 Petite Sonnerie
3 Repetição minutos
4 Selector de modo de Silêncio / Grand Sonnerie / Petite Sonnerie
5 Alarme, com assinalar sonoro do tempo
6 Repetição data (inédito)
7 Indicador de reserva de corda
8 Indicador de reserva das complicações sonoras
9 Visualizador do isolador das complicações sonoras
10 Segundo fuso horário
11 Indicador de segundo fuso horário / indicador de dia/noite
12 Calendário perpétuo instantâneo
13 Indicador do dia da semana
14 Indicador de mês
15 Indicador de data (dos dois lados)
16 Cíclo de ano bissexto
17 Indicador de ano, com quatro dígitos
18 Submostrador de 24 horas e de minutos
19 Fases de lua
20 Indicador de posição da coroa (RAH)

A Patek Philippe investiu mais de 100 mil horas no desenvolvimento, produção e montagem do Grandmaster Chime, das quais 60 mil dedicadas aos componentes do movimento. Cada calibre é composto por 1.366 peças, e cada caixa por 214 partes separadas, totalizando 1.580.




Com caixa de 47 mm, de ouro rosa, gravada, mostradores de ouro, o Patek Philippe Grandmaster Chime Ref. 5175 tem calibre de carga manual, da manufactura (GS AL 36-750 QIS FUS IRM), com 72 horas de autonomia para o calibre e 30 horas de autonomia para as complicações sonoras. Vem com balanço Gyromax® e espiral Spiromax®. Vidro de safira na frente e no verso. Selo de qualidade PP (Patek Philippe).



Na festa dos 175 anos, ocorrida na manufactura Patek Philippe em Plan-les-Ouates, nos arredores de Genebra, com o slide a mostrar a passagem de testemunho entre duas gerações - Philippe e Thierry Stern.


Fernando Correia de Oliveira, Thierry Stern e Hubert de Haro (Espiral do Tempo). Os representantes de Portugal na festa, com o Presidente da Patek Philippe

Sem comentários: