Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 30 de junho de 2012

Solar Impulse de regresso à Europa


Depois de uma semana de intensa actividade em Ouarzazate, em Marrocos, no local onde será construída a maior central termo-solar do mundo, o avião Solar Impulse, da equipa Bertrand Piccard / André Borschberg cumpriu há horas a primeira etapa no regresso a casa, tendo aterrado no aeroporto internacional de Rabat-Salé.

Com André Borschberg aos comandos, o voo durou 14h49m, para fazer 457 km, a uma velocidade média de 64,82 km/h e a uma altitude média de 3.600 metros.

Ouarzazate será o local onde se irá construir a maior central termo-solar do mundo, devendo produzir 160MW numa primeira fase e 500MW em 2015. A passagem por lá do Solar Impulse teve um significado simbólico.

O Solar Impulse está agora em Rabat para o habitual check-up técnico, antes do regresso à Europa. Fará escala em Madrid, antes da etapa mais longa, até Payerne, Suíça.


Entretanto, surgiu na Suíça uma controvérsia com o projecto Solar Impulse, que é apoiado pelo Deutsche Bank e pela Omega - a conta da renda na base militar de Dübendorf, perto de Zurique, onde o avião tem a sua base, já ultrapassou o milhão de francos suíços - uma conta que não está a ser paga e que as autoridades do cantão de Vaud querem ver saldada...

O Solar Impulse, totalmente dependente de energia solar, prevê realizar uma volta ao mundo em 2014, para promover o uso de energias limpas.

Sem comentários: